Sem desvirtuar os ideais de liberdade, coragem e amor à pátria, aclamados na letra de Osório Duque Estrada, esse arranjo da música de Francisco Manuel da Silva é uma manifestação de amor e respeito tanto ao Brasil quanto ao nordeste porque expressa um patriotismo cotidiano, genuíno e verdadeiro. Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito que o nosso coração, patriota, cearense e "cabra da peste", bate.
Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata". O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró.
Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.
Livre para declarar seu amor pelo Brasil, o Pirata disponibiliza para download gratuito a versão em forró desse arranjo. Destaca-se que todos os direitos autorais da versão em forró do Hino Nacional Brasileiro serão revertidos para as ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.
OBS.: Caso não consiga ouvir basta ir nesse endereço:http://www.goear.com/listen/0eef695/Hino-Nacional-Sanfona-adelson-viana-e-pirata
Fonte: http://culturanordestina.blogspot.com/
Pesquisa: Marcos Escritor (http://poemasdecaverna.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário