sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tracunhaém da multiculturalidade!

O primeiro é Gil Negão, o cara nasceu com a poesia no coração, tem essência. A sambada de Maracatu é a sua vida e no dia que esta cidade resolver investir forte nesta cultura, agente vai ver Gil Negão feliz, no meio da praça. Toda sexta e sábado, cantado e dançando maracatu, de noite ou de dia, e a cidade cheia de turistas, para aplaudir a cultura desta cidade. O sangue negro, e o grito das Senzalas, ainda ecoam em nossos ouvidos em Tarcunhaém. O negro livre quer libertar seu canto ainda preso, para cantar a sua liberdade.

Tracunhaém tem sete maracatus: O pavão misterioso, O águia misteriosa, Maracatu Estrela, Leão de Ouro, Leão Formoso, Estrela da Serra e Leão misterioso, todos em atividades, e Tracunhaém com todas as condições de ser o segundo pólo dos maracatus em Pernambuco. Porém já foi o primeiro, e esta tradição foi assumida com méritos por Nazaré da Mata, e o povo da região ouvi de muitos agradecimentos a dona Marta de Nazaré da mata, mas que governou Tracunhaém, e a Jaime Correia que já foi prefeito de Nazaré da Mata e hoje é chefe de gabinete do prefeito Elias Gomes de Jaboatão dos Guararapes.

Logos após na foto Biu compositor, um mestre da poesia da composição um talento que merece respeito e admiração. A capacidade deste jovem de criar, declamar e cantar, é muito grande. Tem muito artista fazendo sucesso que nunca compôs uma letra, tem gente fazendo sucesso que não canta nada, é só efeito de estúdio! Mas Biu é especial, e me sinto honrado em viajar muitas cidades, fotografando, filmando e entrevistando artistas da qualidade de Biu compositor. Digo isto por que talvez quem acessa este blog, nunca verá Biu compositor de Tracunhaém, ou Delmiro Barros de São José do Egito, ou José Adalberto de Itapetim, são artista de muita qualidade, e totalmente enraizados na cultura local, que nunca aventuram-se em terras estranhas, mas que fazem um sucesso tremendo em sua região. Tem que ir lá para vê-los.

Meu amigo Ivan do Maracabarro que eu fotografei na Serra do Trapuá, lado do seu sobrinho Rafael. A Serra do Trapuá era a flor do desejo de João Cabral de Melo Neto, onde desejou ser enterrado, na ocasião de sua morte. Gostaria de ter visto a igreja, mas esta impedida de ser visitada. Creio que a Prefeita Cleide Lapa em breve abrirá a igreja para visitação e agente vai lá fotografar.

Ivan é cultura viva, é um jovem cheio de idéias e de esperanças, que luta todos os dias como um batalhador incansável pela cultura, e que de todos os aficionado pela cultura ganhou respeito, inclusive deste caixeiro viajante da poesia, que admira e colabora para o sucesso de pessoas feito Ivan, comprometidas com a cultura popular.










Nenhum comentário:

Postar um comentário