sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cordel: A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99



Autor: Janduhi Dantas

contato: jdantasn@yahoo.com.br

Hoje em dia, meus amigos

os direitos são iguais

tudo o que faz o marmanjo

hoje a mulher também faz

se o homem se abestalhar

a mulher bota pra trás.



Entretanto ainda existe

caso de exploração

o salário da mulher

é de chamar atenção

bem menor que o do homem

fazendo a mesma função.



Também tem cabra safado

que não muda o pensamento

que não respeita a mulher

que não honra o casamento

que a vida de pleibói

não esquece um só momento.



Era assim que Damião

(o ex-marido de Côca)

queria viver: na cana

sem tirar copo da boca

enquanto sua mulher

em casa feito uma louca...



... cuidando de três meninos

lavando roupa e varrendo

feito uma negra-de-ferro

de fome o corpo tremendo

e o marido cachaceiro

pelos botequins bebendo.



Mas diz o velho ditado

que todo mal tem seu fim

e o fim do mal de Côca

um dia chegou enfim

foi quando Côca de estalo

pegou a pensar assim:



"Nessa vida que eu levo

eu não tô vendo futuro

eu me sinto navegando

em mar revolto e escuro

vou remar no meu barquinho

atrás de porto seguro."



"Na próxima raiva que eu tenha

desse meu marido ruim

qualquer mal que me fizer

tomarei como estopim

e a triste casamento

eu vou decidir dar fim."



De manhã Côca acordou

com a braguilha pra trás

deu cinco murros na mesa

e gritou: "Ô Satanás

eu vou te vender na feira

vou já fazer um cartaz!



Pegou uma cartolina

que ela havia escondido

escreveu nervosamente

com a raiva do bandido:

"Por um e noventa e nove

estou vendendo o marido".



Pegou o marido bêbado

de jeito, pela abertura

da direção do mercado

ela saiu à procura

de vender o seu marido

ia com muita secura!



Ficou na feira de Patos

no mais horrendo lugar

(na conhecida U.T.I.)

e começou a gritar:

"Tô vendendo o meu marido

quem de vocês quer comprar?"



Umas bêbadas que estavam

estiradas pelo chão

despertaram com os gritos

e uma do cabelão

perguntou a Dona Côca:

"Qual o preço do gatão?"



"É um e noventa e nove

não está vendo o cartaz?"

Dona Côca respondeu

e a bêbada disse: "O rapaz

tem uma cara simpática

acho até que vale mais".



* Estas estrofes são recortes do cordel, para ler o texto na íntegra, entre em contato com o autor.

2 comentários:

  1. Meu caro,

    Não me incomodo que a foto de meu taco da "Intriga do gato com o cachorro por um palito de fósforo" seja utilizada em seu blogue, desde que sejam dados os créditos.

    Eduardo Macedo.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, mesmo com atraso, mas coloquei os devidos créditos a sua pessoa.

    Abraços

    ResponderExcluir