quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

103 anos de frevo




Ontem terça-feira dia 09 de fevereiro, foi comemorado o dia do fevereiro, o frevo comemora 103 anos. Para marcar a data, Prefeitura do Recife organizou uma vasta programação. Uma delas foi o Arrastão do Frevo que conduziu centenas de pessoas pelas ruas dos bairros de São José, Santo Antônio e da Boa Vista, com o objetivo de promover um resgate aos antigos carnavais, festejados pelas famílias recifenses. Quem comandou a folia foi a Troça Carnavalesca Mista O Cachorro do Homem do Miúdo, agremiação que será homenageada por completar, em 2010, cem anos de fundação. Além do Cachorro, também estavam presentes – como convidadas -, as troças Bagaço é Meu, Batutas de Água Fria, Destemidos de Campo Grande, 10 porta-estandartes, um orquestrão de 78 músicos regidos pelo Maestro Ademir Araújo, 100 passistas, a Frevioca com o Maestro Fábio César e a Orquestra de Frevo Raízes Pernambucanas, com os cantores Ivanildo Silva, Carlinhos Caetés, dois bonecos gigantes e algumas agremiações do bairro dos Coelhos.


O próximo passo dos foliões será a Estação do Frevo II, na esquina da Rua Nova com a Rua da Palma. O cortejo será recebido pela Orquestra 100% Mulher e por passistas de frevo. De lá, a próxima parada será a Estação do Frevo III, na Praça do Diário. Neste local, será feita uma homenagem aos 30 anos da Frevioca com a Orquestra de Ademir Araújo e os cantores Paulo da Hora e Carmem Silva. Haverá também apresentações teatrais com as companhias Haja Teatro, Ariano Suassuna e Foco 3 do Coliseu.

Às 19h o cortejo deverá chegar no Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro), onde acontecerá a apoteose do evento. Os foliões assistirão ao show da Orquestra da Bomba do Hemetério com o Maestro Forró e à homenagem ao centenário da troça O Cachorro do Homem do Miúdo.



HISTÓRICO – O nome da agremiação surgiu de uma história pitoresca. Na volta de um funeral, alguns amigos, associados do Clube Carnavalesco Lenhadores da Boa Vista, presenciaram a cena de um vendedor de miúdos (vísceras de gado), embriagado, procurando juntar o cavalete e o seu tabuleiro para ir para casa. Algumas pessoas tentavam ajudá-lo, mas o tabuleiro caiu, espalhado os miúdos pelo chão. Todos ficam aguardando que os cachorros que o acompanhavam se atirassem sobre a mercadoria, mas, para surpresa de todos, os cães, além de não comerem o miúdo ainda o vigiavam para que ninguém se aproximasse. A troça já conquistou 23 títulos dos concursos de agremiações carnavalescas promovidos pela Prefeitura do Recife. O atual presidente é Carlos Orlando. Suas cores são verde, vermelho, azul e branco.



MAIS FREVO – Além do arrastão do Cachorro do Homem do Miúdo, outros lugares da Cidade também farão reverências ao Frevo. É o caso do Pólo das Fantasias, responsável pelo circuito entre a Rua da Moeda e a Praça do Arsenal da Marinha. Nesse mesmo dia, a partir das 16h, acontece a saída da troça Bacia D’água, dos blocos O Bonde, Cordas e Retalhos e Pierrot de São José. Às nove e meia da noite será lançado o CD do Bloco das Flores com uma festa em homenagem aos 90 anos de fundação da agremiação. Os cantores Claudionor e Nono Germano, Mônica Feijó, Nena Queiroga, Kelly Rosa, Getúlio Cavalcanti, Coral do Bloco da Saudade e Balé Popular, se apresentam no palco principal a partir das 22h30 cantando as histórias do Frevo. Às 23h30 sobe ao palco a banda Pinga Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário