sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Você conhece Jaboatão dos Guararapes?



Histórico

A atual cidade de Jaboatão dos Guararapes teve origem em 1593 quando o português Bento Luiz de Figueiroa e sua mulher (dona Maria Feijó de Figueiroa) adquiriram o engenho São João Batista que, mais tarde, seria denominado Engenho Bulhões.

Os novos proprietários reservaram uma área das terras do engenho para quem quisesse se instalar na região e, atraídas pela doação dos lotes, várias pessoas oriundas de Recife e Olinda construíram ali suas casas. Era o início de um povoado.

A povoação teve rápido desenvolvimento e, três anos mais tarde, recebeu "foros" de Paróquia, sob o orago de Santo Amaro. Ainda em 1598, D. Antônio Figueiroa, terceiro bispo do Brasil e, anteriormente Prior da Ordem de São Bento de Avis, criou ali um Curato, provido em 1609.

O Distrito, já sob a denominação de Jaboatão, foi criado por alvará a 20/03/1764. Pela lei-provincial nº 1093, de 24/05/1873, o Distrito foi elevado à categoria de Vila, desmembrado do Recife. Elevado à condição de cidade, ainda sob a denominação de Jaboatão, pela lei-provincial nº 1811, de 27/06/1884.

A mudança do nome de Jaboatão para Jaboatão dos Guararapes ocorreu a 05/05/1989, por lei estadual. O nome Jaboatão teria origem no vocábulo indígena Yapoatan que designa uma planta (antes comum na região) usada na fabricação de mastros para embarcações. Guararapes é referência ao local onde foi travada a batalha que resultou na expulsão dos holandeses de Pernambuco.

Dados gerais

Localização: Região Metropolitana do Recife, distante18 km da capital.
Área: 234 km2
Solo: Argiloso
Relevo: Forte ondulado e montanhoso
Ocorrência mineral: -
Precipitação pluviométrica média anual: 2.445,5 milímetros
População: 610.648 habitantes
Eleitorado: 372.962 eleitores (TRE 2006)
Prefeito: Elias Gomes da Silva
Vice-Prefeito: Edir Pinto Peres
Padroeiro: Santo Amaro

Economia: Indústria, comércio e turismo.


Peculiaridades - De grande importância histórica, por ter sido o local onde se travaram as duas grandes batalhas que determinaram a expulsão dos holandeses de Pernambuco. (V. Batalha dos Guararapes), Jaboatão foi, também, o primeiro municipío brasileiro a eleger um prefeito comunista a 26/10/1947 ganhando, por isso, o apelido de "Moscouzinho". Na época, Jaboatão tinha 3.198 eleitores e o eleito foi o médico Manuel Rodrigues Calheiros, pela aliança PSD/PCB, que obteve 1.829 votos contra 1.249 votos dados a Carlos Portela, o candidato da UDN.

Acompanha alguns atrativos da cidade:

Praia de Barra de Jangada - Entre Candeias e a foz do Rio Jaboatão, de águas escuras e rasas é uma praia de poucas ondas e, sempre que a maré está baixa, são formados bancos de areia usados como ancoradouros naturais para pequenas embarcações. Dispõe de bares, restaurantes, marinas e pousadas. Do pontal da Barra, pode-se fazer a travessia de barco até a Ilha do Amor, praia de vegetação intocada que fica próxima à costa.

Praia de Piedade - Na área mais urbanizada da cidade, conta com hotéis de grande porte e prédios de luxo. As águas esverdeadas e os arrecifes naturais fizeram com que a praia se transformasse num verdadeiro cartão postal da cidade. Por se tratar de mar aberto, o que propicia a presença de tubarões nas áreas mais profundas, a prática do surf é proibida no local.

Praia Candeias - Localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, tem águas limpas e rasas, com poucas ondas, o que a tornam ideal para o banho de mar. Também oferece uma boa infra-estrutura turística, com grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Parque Histórico Nacional dos Guararapes - Situado no bairro de Prazeres, é considerado o "Berço da Nacionalidade Brasileira", pois foi ali, (nos seus Montes Guararapes) que se deram as batalhas que resultaram na expulsão dos holandeses do território pernambucano. O parque tem uma área total de 363 hectares e ali existem uma igreja (de Nossa Senhora dos Prazeres), praças, mirante e um espaço cultural.

Igreja Matriz de Santo Amaro – Localizada num dos locais mais altos da cidade, foi construída em 1691 e reformada em 1852. Sua fachada possui cinco portas na parte inferior e cinco portas-janela na parte superior.

Igreja Nossa Senhora de Piedade - Localizada na Praia de Piedade, data de 1683. Sua referência mais antiga está inscrita sobre o jazido de Francisco Gomes Salgueiro - seu fundador, que doou a capela à Ordem Carmelita. Passou por várias reformas e melhoramentos. Seu estilo é maneirista. É uma construção em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - Localizada no Parque Histórico dos Guararapes, data do século 17 e foi construída em reverência à vitória dos luso-brasileiros sobre os holandeses durante as Batalhas dos Guararapes. Passou por sucessivas reformas. No fundo da nave, há um grande painel histórico representando cenas da famosa batalha. No alta-mor repousam os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis da chamada Restauração Pernambucana.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento - Localizada na Rua de Santo Amaro, Centro de Jaboatão, foi construída no final do século XVIII. Possui planta de nave única, com corredor lateral, além de capela-mor profunda. Seu interior é adornado por falsas janelas, fazendo composição com as aberturas do corredor lateral. O frontispício é marcado pelo frontão triangular com pináculo lateral. As portas e janelas superiores são emolduradas por arco pleno.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Localizada na Rua da Matriz, no Povoado de Muribeca, foi erguida no século XVII, pela Irmandade S. Sacramento. Durante a invasão holandesa foi depredada e transformada em fortificação, sendo reconstruída em 1781 pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. No frontispício, portas e janelas em arcos abatidos, emoldurados com cercaduras e adornos. A Igreja destaca-se no conjunto, por sua proporção e imponência.

Igreja de Nossa Senhora do Loreto - Localizada na Rua Nossa Senhora do Loreto, em Piedade. Tem no seu frontispício a data de 1660. É uma capela maneirista, construída em alvenaria de pedra e coberta com telhado em duas águas. Não se tem referência de quem a fundou. Sabe-se, apenas, que passou para a propriedade da Ordem dos Beneditinos, quando sofreu reformas e melhoramentos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Localizada na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Jaboatão, levou 25 anos para ser construída e o seu projeto foi concluído em 1960. Sua fachada é composta por duas portas menores. Seu interior é simples tendo nave única, dois altares laterais e um altar-mor em mármore com imagem de Nossa Senhora do Rosário. Por toda a extensão da nave estão janelas com vitrais.

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora - Localizado nas cercanias do Centro de Jaboatão, foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Villar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monólito, de uma grande pedra, medindo 36,50 metros de comprimento, 22 metros de largura e de aproximadamente 11 metros de altura, localizada no antigo Engenho Suassuna, hoje Colônia dos Padres Salesianos. O Santuário é de estilo romântico com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4 metros de altura.

Engenhos e Usinas:

1 -Engenho Santana - Localizado no bairro de Sucupira, construção: meados do século XIX.

2 -Engenho Duas Unas - Localizado em Jaboatão Centro, às margens do Rio Duas Unas,construção: final do século XVIII.

3 - Usina Bulhões- Antigo Engenho São João Batista, localizada à margem da rodovia PE-07, próximo ao Rio Jaboatão, de fundação datada de 1575.

4 - Usina Jaboatão - Localizada a 5,3 Km de Jaboatão Centro, surgiu do antigo Engenho Jaboatão (movido à água) em cujas terras residiam, em 1857, 154 pessoas, sendo 28 escravos. A construção da Casa-Grande data de 1790.

5 - Usina Muribeca - Localizada às margens da Via de Integração Prazeres, foi fundada em 1889, pela Companhia Açucareira de Pernambuco. Sua desativação data de 1965.

6 - Engenho Duas Unas - Construído no final do século XVIII. Em 1937 o engenho modernizou-se e começou a funcionar como usina. Do antigo engenho restam apenas a Casa-Grande e um pequeno galpão. A Casa-Grande foi construída nos fins do século XIX em estilo eclético.

7 - Engenho Macujé - Localizado a 4 Km de Jaboatão Centro, o Engenho Macujé foi construído em terras doadas, pelo segundo donatário Duarte Coelho, a Gaspar Alves e sua mulher Isabel Freire em 1575. A atual Casa-Grande é em estilo eclético datada de 1918, construída na parte mais alta do terreno acidentado.

8 - Engenho Megaype - Localizado a 3 km do povoado da Muribeca, sua Casa-Grande foi construída no século XIX em alvenaria de tijolos e coberta em telha cerâmica. Do antigo engenho resta ainda a capela, muito deteriorada. O edifício da vivenda encontra-se em bom estado de conservação.

9 - Engenho Santana - Sua Casa-Grande data do início do século XX. Em estilo eclético, foi erguida em alvenaria de tijolos sobre base de pedra. A capela, anexa ao edifício da vivenda, tem uma fachada de composição triangular e porta de arco pleno com moldura em pedra.

Festas:

1 - Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, também conhecido por Festa da Pitomba, por coincidir com a época de colheita dessa fruta. Acontece há mais de trezentos anos, na primeira segunda-feira após a Páscoa, no alto dos Montes Guararapes, celebrando a padroeira das batalhas coloniais. Dura dez dia e, além de missas e procissão, conta com feirinha de bebidas e comidas típicas, parque de diversão e shows musicais.

2 - Festa de Santo Amaro, acontece em janeiro, no Centro, em louvor ao padroeiro da cidade. Além das celebrações religiosas, conta com feirinha de comidas típicas, parque de diversão e shows musicais.

3 – Festa de emancipação política da cidade, a 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário