terça-feira, 2 de março de 2010

Corrida do jumento de Sertânia

História de Sertânia

Histórico:

A região na qual se situa o município de Sertânia, era habitada por índios, segundo se conhece, os verdadeiros donos eram os CARIRIS (piripães, caraíbas, rodelas, jeritacés, todos da nação TAPUIA ), que no início do povoamento já estavam semi-domésticados.

As "ENTRADAS", buscando aprisionar os índios para o trabalho na região canavieira, foi o marco inicial do devassamento do território. Existem indícios de 'que os holandeses estiveram na região, onde se aliaram aos Cariris, contra os portugueses.

No final do século XVII (1782), Antão Alves de Souza, natural de Vitória de Santo Antão, mudou-se para Moxotó, no intuito de desenvolver negócios de gado. Lá chegando, casou-se com D. Catarina, filha do português Raimundo Ferreira de Brito e Leandra Nunes de Vasconcelos.

Os pais de Catarina resolveram oferecer ao jovem casal uma faixa de terra para que nelas começassem a vida. Nas terras do sogro existiam duas lagoas – a lagoa de cima e a lagoa de baixo – os noivos escolheram a parte de terra que pertencia a lagoa de baixo e transformaram-na em uma fazenda de criação de gado. A nova fazenda passou a denominar-se Alagoa de Baixo que logo transformou-se em núcleo habitacional.

Na primeira década do século XIX, Antão Alves iniciava a construção de uma igreja sob orago de Nossa Senhora da Conceição, concedendo, em 1810, para patrimônio da igreja, uma data de uma légua quadrada de terra. O nascimento de uma povoação foi uma consequencia normal do costume sertanejo de construir residências ao redor das igrejas, principalmente em terras onde a água existisse em abundância. Como o rio Moxotó banhava a povoação, o seu progresso foi rápido e constante.

Os registros informam que Sertânia foi elevado à categoria de distrito em 1942, com o nome de Alagoa de Baixo. Nesta mesma data foi criada a sua freguesia, cuja sede foi transferida, posteriormente, para o povoado de Jeritacó.

O topônimo Sertânia significa: " CIDADE SERTANEJA".

Com informações do IBGE

Confira as fotos da corrida de jumento:


Cobra Cordelista




2 comentários:

  1. Maravilhoso estou encantada de saber da existencia da história a respeito das minhas raízes.
    Obrigada,estou muito feliz!!!
    Nome do meu avô era João Alves de Holanda e o nome de minha avó era Maria Alves de Holanda.
    Tiveram 7 filhos.
    Antonio Alves de Holanda,João Alves de Holanda,Maria Alves de Holanda,Quitéria Alves de Holanda,Jordão Alves de Holanda,Arnóbio Alves de Holanda e Sebastião Alves de Holanda. mas preciso sair.
    Até a próxima!
    Bom a prosa estava boa,

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina,
    Estou justamente pesquisando esta família para o seu tio sr. Onildo Alves de Holanda. Antão Alves de Souza foi seu avô ou bisavô?
    Obrigado,
    Enock

    ResponderExcluir