sábado, 8 de maio de 2010

Igreja Matriz de Santo Amaro

Por James Davidson



A Igreja Matriz de Santo Amaro é um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão Centro e destaca-se por ser vista de praticamente todos os cantos da cidade. Situada no alto de uma colina, a igreja é cercada por um belo casario, infelizmente parcialmente alterado e bastante modificado, que junto com a Igreja do Livramento forma um belo conjunto geometricamente bem ordenado com edifícios do século XIX e do início do século XX.



A história do templo começa na década de 1590 quando Bento Luiz de Figueirôa, fundador de Jaboatão e proprietário do Engenho São João Batista, ergueu uma pequena ermida dedicada a Santo Amaro. Sua paróquia foi criada já em 1598 pelo bispo D. Antonio Barreiros e seu primeiro vigário foi o padre Antônio André. Nesta época a igreja não estava onde se encontra hoje, pois em 1691 ela teve que ser reconstruída no atual local pelo padre Adriano de Almeida, já que a antiga ermida estava arruinada e distante do centro da povoação. Não se sabe ao certo o local da antiga igreja, mas acredita-se que ficava situado próximo ao Engenho Bulhões.



A Igreja construída em 1691 era muito simples e menor e era "de pedra e cal, com arcos, portas e cornijas de cantaria, com duas capelas, tudo com a perfeição possível" como relata o historiador Pereira da Costa. Somente em 1852 é que veio a adquirir as caracterísitcas atuais sofrendo uma grande reforma e ampliação com a construção de vãos laterais, sacristia e coro. Já as torres foram construídas no início do século XX. A torre leste foi a primeira, levantada pelo vigário João Araújo Pedrosa enquanto a oeste foi erguida em 1920 por Padre Chromácio Leão. Um detalhe que poucos notam é que as torres não são iguais sendo a torre oeste ligeiramente maior que a leste. Este fato decorreu de um erro na construção original e é um dos aspectos mais peculiares do templo.



A Igreja Matriz de Santo Amaro está incluída no Sítio Histórico de Jaboatão Centro que é protegido pela Legislação Urbanística Municipal. Constitui um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão Centro e é uma área que vem sofrendo com as alterações constantes que descaracterizam os bens históricos locais. A igreja e seu entorno devem ser melhor preservados para que o nosso patrimonio histórico possa ser repassado para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário