sexta-feira, 14 de maio de 2010

Os locais sagrados de um povo



Cimbres é um dos santuários mais freqüentados do Nordeste

O Santuário de Nossa Senhora das Graças, no município de Pesqueira, distante 215 km do Recife, é o mais famoso de Pernambuco e um dos mais freqüentados do Nordeste. Fica no Sítio Guarda, a 25 do centro da cidade, e foi erguido no local onde, em 1936, Nossa Senhora teria aparecido para duas meninas.

Dotado de escadaria que leva até o monte, onde foi colocada uma imagem da santa e construída toda uma estrutura para receber os fiéis: capela, chalés, pousada etc. Recebe pessoas de toda a parte do Nordeste, que vão ali agradecer por graças alcançadas.

A história do Santuário de Cimbres teve início a 06 de agosto de 1936. Naquele dia, as meninas Maria da Luz Teixeira, 13 anos, e Maria da Conceição, 16, colhiam mamonas na Serra do Guarda, quando, de repente, avistaram no céu a imagem de Nossa Senhora com um menino nos braços.

As meninas contaram o ocorrido ao padre José Keherle e, como se fosse uma prova de que elas não estavam mentindo, quatro dias depois começou a sair água de uma rocha em frente ao lugar da aparição. A partir daquele momento começaram as romarias ao local.

Serviço
Santuário de Nossa Senhora das Graças
Localização: Sítio Guarda, distrito de Cimbres, em Pesqueira, a 215 Km do Recife.
Acesso: PE-219 (seguir 18 Km, depois pegar a estrada do Cajueiro).
Época de maior visitação: agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário