quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Engenho São Bartolomeu em Comporta


Jaboatão dos Guararapes nos surpreende pela sua riqueza de patrimônio Histórico e cultural. Dia 27 pela manhã na companhia do gerente de cultura Lula Cortes, guiados pela Escritora e Historiadora integrante do instituto Histórico de Jaboatão, Eulina Monteiro Maciel; fomos conhecer o Engenho São Bartolomeu em Comporta. Lá ficamos maravilhados, com a beleza da casa grande do Engenho colonial do século XVI. Um belo Baobá símbolo da crença africana, que revela a presença do Negro em Jaboatão dos Guararapes.


As comportas construídas sob a forma da arquitetura Holandesa revelava ainda a presença dos Holandeses no Engenho São Bartolomeu, em Jaboatão dos Guararapes/Pe. Fomos à casa de Heleno Veríssimo, dono do Engenho São Bartolomeu, que faleceu em 2009, com 51 anos de idade e primo de Erico Veríssimo, que se dedicava com ardor ao Engenho São Bartolomeu, local onde se retirava para compor suas obras literárias.



Heleno Veríssimo fundou uma biblioteca pública no engenho e é um referencial de cultura para a comunidade Rural. De lá agente descobriu a origem do Bairro de comporta onde o velho engenho Comporta foi aumentando de população e transformou-se em um Bairro populoso.

Vejam as fotos maravilhosas do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário