sexta-feira, 22 de julho de 2011

Umbuzeiro


Denominada cientificamente de Spondis tuberosa Arr. Cam. o Umbuzeiro é uma planta frutífera, xerófila, da família das anacardiáceas, nativa da região semi-árida do Nordeste brasileiro. Árvore de pequeno porte (raramente atinge mais de 6 metros) e de vida longa (vive mais de 100 anos) é capaz de suportar longos períodos de seca e produz em solos ruins.

Frutifica no período chuvoso e cada planta chega a produzir 300 kg de frutos por safra. O período de frutificação é de aproximadamente dois meses. O umbu tem bom valor comercial, é consumido in natura como fruto de mesa ou preparado na forma de sorvete, refresco e, principalmente, como ingrediente da tradicional umbuzada, que é a polpa do umbu de vez (estágio entre o verde e o maduro), cozida com leite e açúcar.

Das batatas da raiz do umbuzeiro (onde a árvore armazena água para enfrentar longos períodos de seca) é fabricado um doce de grande aceitação nas feiras livres sertanejas, prática que tem contribuído para a presença cada vez menor da árvore na paisagem nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário