quinta-feira, 10 de junho de 2010

A ESCRITA COMO PAIXÃO


Valquer Santos, faz parte do Conselheiro Municipal de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, que responde pela pasta de literatura. Nasceu no Recife, Pernambuco, em 25 de novembro de 1959.
Reside no Curado IV Jaboatão dos Guararapes há treze anos onde é casado há quinze anos e tem três alfaias masculinas.

Ganha a vida como consultor de Benefício e pesquisador qualitativo e de mercado.

Dediquei-me à literatura por prazer. Hoje me considero muito melhor como escritor. O fato de escrever e publicar livros não quer dizer que eu queira fazer da poesia, profissão, mesmo assim, o público que me conhece tem me recebido com simpatia.

Meus livros, em sua maioria, são de prosas e poesias. Na primeira categoria, os textos compreendem contos e romances.

Sempre estive ligado a movimentos literários, principalmente à AILA (Academia Internacional de Literaturas e Arte), da qual sou imortal, ocupando a cadeira de n° 27 que tem como patrono Vinícius de Morais; e a UBE (União Brasileira dos Escritores) Secção PE.

Minha poesia é absolutamente livre. Prescinde da métrica regular e do apoio da rima, e tem como estilo versos líricos, românticos e modernos. Não fujo do ritmo essencial à minha natureza.

Mesmo tendo sido tentado a abolir tudo que caracteriza a arte da poesia e consciente de que até hoje ninguém conseguiu acabar com a melodia e a emoção do verso autocrático, não tenho pretensão de ser mestre em coisa alguma, porque conheço minhas limitações.

Além de publicações esparsas em jornais e revistas, tem editado: Amizade & Poesia (edições independentes), em 1982; Dez poemas dum amor total (edições independentes), em 1983; e Quatro poemas de rua (edições independentes), em 1985, passados exatamente vinte anos, volta ao público participando efetivamente de concursos literários a exemplo da homenagem ao poeta SOLANO TRINDADE dentro das festividades da Festa de Iemanjá, realizado pela Secretaria de Cultura da Cidade de Jaboatão dos Guararapes, onde fui contemplado com o 3º lugar com o poema Negro Xangô. Em seguida eleito para ocupar a cadeira representando as Artes Literárias no Conselho Municipal de Cultura da cidade de Jaboatão dos Guararapes e da Comissão de Cultura da Cidade do Recife.

Não cultivo ilusões, mas continuo acreditando com muito fervor na beleza da palavra e no texto elaborado com arte.
Meu maior objetivo no Conselho de Cultura de Jaboatão dos Guararapes é criar a Sociedade dos Poetas Vivos para diversificar a literatura no Município e a Academia Jaboatanense de Letras.
Possui inéditos:

Met (amor) fose (poesias)

Enquanto sábado não vem... (crônicas)

Era uma vez... (história infantil)

Sedução – presentes e bombons finos (poesias)

Nunca vou me esquecer de lembrar de você (romance)

Gritos Mudos (romance)

A poesia e a escrita em geral é o modo de elevar o ser humano acima da precariedade da condição de vida hoje; fazemos e somos do tamanho do nosso sonho, e aqui apenas expresso um pouco do meu, lembrando que a vida é um trem e estou trilhando no vagão dos sonhos; espero fazer você também sonhar.

Contatos: + 55 (81)- 8640.7155
E-mail: valquesantos@hotmail.com

Leia a entrevista com Valquer Santos logo abaixo:


1. Como iniciou a carreira de escritor de Valquer Santos ?

Foi na adolescência que comecei a rabiscar meus primeiros poemas. Desde então tomei a escrita como paixão.

2.Fale um pouco de sua vida pessoal,se é casado,se tem filhos e seus planos para o futuro...

Sou Consultor de benefícios e pesquisador. Casado há quinze anos e tenho três filhos. Num futuro não muito longo quero publicar meus livros, tirar da gaveta e expor pra o mundo.

3.Quantos títulos já publicou entre artigos ,livros e afins e qual o instante que considerou mais importante como reconhecimento de sua carreira ?

Publiquei três livros: DEZ POEMAS D’UM AMOR TOTAL; AMIZADE & POESIAS e QUATRO POEMAS DE RUAS. Todos edição independente. Entre tantos momentos para mim hoje estou vivendo meu melhor momento.

4.Como despertou para a carreira publica e tornou-se membro do conselho de cultura,quais os planos de sua pasta ,seus projetos ?

Por dois anos fui voluntario no CVV SAMARITANO e fui também Escoteiro do mar. Foi daí que despertei para ajudar as pessoas. Hoje sou Diretor de Comunicação da AMC IV “Associação dos Moradores do Curado IV” dando minha contribuição a essa Comunidade. Quando surgiu a oportunidade de ser Conselheiro Municipal de Cultura, me candidatei e fui a luta com unhas e dentes para contribuir com a cultura local e mostrar meu eu literário. Meu maior objetivo é criar uma Associação de poetas e fundar a Academia Jaboatanense de Letras.

5.O que pretende realizar durante este mandato ?

Descobrir e buscar as pessoas que escrevem. Que sejam contos, crônicas, romances, poesias, cordel, etc. Enfim, fazer um cadastro cultural e promover concursos em suas áreas. Levar a cultura literária para as escolas e como já disse criar uma Associação de poetas e fundar a Academia Jaboatanense de Letras.


Valque Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário