quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Morro da Conceição


Situado em área que pertenceu ao bairro de Casa Amarela, o Morro da Conceição tornou-se bairro autônomo em 1988, através do decreto municipal número 14.452 que criou, também, outros novos bairros na cidade.

A região já foi conhecida como Oiteiro de Bagnuolo (referência a um conde napolitano que lutou ao lado dos pernambucanos contra os holandeses) e Oiteiro de Bela Vista, denominação adotada após a expulsão dos holandeses do Estado.

O nome Morro da Conceição surgiu depois que, em 1904, o então bispo de Olinda e Recife, Dom Luis Raimundo da Silva Brito, mandou construir ali um monumento em honra à Virgem da Conceição.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição (de 5,5 metros de altura e pesando 1.806 quilos) foi trazida da França e, além da construção do monumento, foi aberta uma estrada de acesso ao morro, para facilitar o deslocamento dos fiéis.

No dia da inauguração do monumento (08 de dezembro de 1904), uma multidão de 20 mil pessoas subiu o morro (na época, toda a população do Recife era 120 mil habitantes) e, desde então, o morro virou um local de romarias.

Todos os anos, no dia 08 de dezembro, o Morro da Conceição é visitado por milhares de pessoas, numa das maiores festas religiosas do Estado. A programação mistura novenas, missas e procissão com a festa dita profana.

A capela existente ao lado do monumento foi construída em 1906.

O bairro do Morro da Conceição integra a 3ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-3), a Noroeste da cidade, formada por um total de 29 bairros.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 (o único realizado por bairros recifenses até 2008), a população do Morro da Conceição tinha uma renda média mensal de R$ 318,88 a 11ª menor na cidade. Outros dados do Censo:


População: 10.142 habitantes
Área: 40,9 hectares
Densidade: 248,15 hab./há
Domicílios: 2.570
Distância do Marco Zero do Recife: 6,8 km
Limites: O Morro da Conceição limita-se com os seguintes bairros: Ao Norte, Alto José Bonifácio; ao Sul, Casa Amarelo; a Leste, Alto José do Pinho; a Oeste, Vasco da Gama.
Solo: predominantemente argiloso, propício a deslizamentos de encostas na estação chuvosa, sendo o bairro considerado pela Defesa Civil como área de médio risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário