terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Agora Sim começou o ano, e eu estou Renovado! A cobra agora trocou a pele!



Já estava sentindo falta do cheirinho do Sertão, do abraço, do aperto de mão, e da paisagem. Chamei minha mulher, meu filho e um sobrinho, botei água no motor do possante e fomos cortar a Serra do Teixeira na Paraíba. Fui conhecer uma paixão antiga, que já namorava de longe, sem que eles soubessem. Também colocar na mente destas crianças os valores culturais, pois uma viagem assim, eles jamais esquecem, e isto os torna, cidadãos comprometidos com a história. Pois não se compara uma viagem as nossas raízes com um passeio no Shopping, ou mesmo á Disneylandia. Passei em Taperoá, a terra de Ariano Suassuna, emocionado, pois tudo que lembra Ariano me emociona, pois ele tem cheiro de Mato e de Sertão. Quanto mais nós subíamos as Serras, já sentíamos o Cheirinho de Teixeira na Paraíba, e quando entrei na cidade meio atabalhoado, entre admiração e espanto, pelo mito do Poeta Zé Limeira, pela terra do Surgimento da cantoria de viola, fui levado pelas mãos de Deus a pedir informações justamente a família dos Dantas, e aí a acolhida foi Genial. Magali, Geovani e toda a família Dantas nos deixaram muito á vontade e sentados ao luar do sertão, agente conversou sobre no mínimo cem anos de História.
Parou aí nada eu conheci o Naldo, que comanda na hospedaria do Falecido Crispim, em frente ao posto de gasolina, matuto bom de prosa qui nem eu, que já no outro dia, o domingo me levou ao pico do Jabre, que tem 888 metros e é o ponto mais alto da Paraíba. Na volta Naldo nos levou a Matureia, onde nos levou em sua casa e o velho Bonfim seu pai, enquanto agente chupava umas mangas, me contou que conheceu Zé limeira, um negro muito alto, analfabeto que era bom cantador de viola. O velho Bonfim é casado com Dora há sete anos que ficou viúva três vezes, e agora eu começo a desconfiar que mulher da Paraíba é quente , pois milha mãe casou três vezes também, porém eu disse a Dora , que no quarto marido minha mãe morreu primeiro!

Lainara Dantas, uma jovem de 15 anos, uma Sertanejinha muito bela e educada, nos levou para uma pedra belíssima com uma vista excelente para as Serras, e para a cidade de Patos onde tiramos fotos belíssimas que logo serão postadas. Enfim Teixeira é uma cidade maravilhosa, digna de sua fama no Brasil inteiro, e cada Teixeirense é um tesouro da nossa Pátria.

No museu Magali me contou um pouco desta história, fotografias, brasões das famílias e então me apresentaram Thadeu do jornal da Serra, um cara que tem a cultura no sangue e que quando fala sobre ela valoriza cada item, e de cada símbolo conhece o seu significado. Logo agente se tornou parceiro como se fosse de tempos antigos e inauguramos um projeto cultura que vai dar o que falar.

Desci a Serra do Teixeira e fui até o meu pezinho de terra mais querido “Itapetim” lá fui beber a minha garapa “água com açúcar” e já ganhei de cara um belo presente, estava sendo realizado a missa do vaqueiro da cidade com uma missa campal belíssima e muitos vaqueiro, e que caso sinta curiosidade de ver mais é só clicar www.Itapetim.net.

Voltei feliz e realizado mais culto, mais conhecedor das coisas do Sertão, mais renovado de couro novo , uma cobra mais esperta e pronta para um 2011, melhor para todos nós !

Bom dia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário