quinta-feira, 28 de abril de 2011

Itapetim Está de Luto Com a Morte do Poeta Pedro Amorim Conhecido Como O Poeta dos Vaqueiros

Fonte: Itapetim.net

O Ventre Imortal da Poesia perde mais um dos seus grandes ícones da poesia. Faleceu na manhã de hoje, o poeta e repentista o Sr. Pedro Vieira de Amorim (Pedro Amorim). Autor do livro O Poeta dos Vaqueiros, o qual consagrou o poeta como poeta dos vaqueiros . Seu corpo está sendo velado na sua residência na av. Paulino Soares (próximo ao reservatório da compesa) o mesmo deixa enlutados filhos, genros, noras, netos e bisnetos.

Seu sepultamento será às 16 hs desta quinta feira (28) no cemitério local.

O mesmo nasceu em 18 de setembro de 1921, no sítio Surubim, na divisa do município de Itapetim – PE com Desterro – PB, mas pegou na veia a poesia Itapetinense. Residiu em Itapetim por mais de 50 anos. Filho de Jeronimo Correia de Amorim e de D. Teresa Maria da Conceição. Era um homem inteligente, simples, simpático e de uma boa comunicação com sua gente.

Cantou ao lado dos irmãos Batista: Dimas, Otacílio e Louro do Pajeú. E também com Manoel Xudú, Pinto do Monteiro, Jó Patriota, Zé Catota, Cancão entre outros nomes consagrados.

Participou de vários Congressos de Violeiro como os realizado no Teatro Santa Izabel e Castro Alves na Bahia em 1951 organizado pelo amigo e poeta itapetinense Rogaciano Leite.

Pedro Amorim e Otacílio Batista
Manuel Xudu e Pedro Amorim


MORRE MAIS UMA FLOR DE POESIA
.
Como bom Jardineiro dessas “hortas”
Que só sabem cheirar à Poesia
Deus colheu uma delas nesse dia
Quando as flores da vida foram mortas
Ordenou que São Pedro abrisse as portas
Da Mansão onde a vida não tem fim
Pra poder receber Pedro Amorim
Com as honras que os santos têm direito
Porque Deus só recebe desse jeito
Os Poetas que vão de Itapetim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário