terça-feira, 24 de novembro de 2009

COVEIRO SEM ESPERANÇA NÃO SEPULTE O MEU PASSADO

Patativa do Assaré e Louro do Pajeú

imagens: Beto Candia e Greg Holanda


Em 1984, foi realizado em Arcoverde-PE, o Primeiro Festival de Viola daquela cidade. A realização coube à Faculdade de Formação de Professores, que tinha como diretor, o Professor José Rabelo, apoiado por Manoel Filó e Raimundo Patriota, no decorrer do Festival, os promoventes organizaram uma roda de glosa, que dentre outros, participaram, Lourival Batista - que estava completando 70 primaveras, Diniz Vitorino - o Augusto dos Anjos da viola, Jó Patriota, José Rabelo, João Paraibano, Sebastião Dias, Daudete Bandeira, Pedro Amorim e um convidado muito especial: Patativa do Assaré.


Diniz Vitorino deu o seguinte mote:

COVEIRO SEM ESPERANÇA
NÃO SEPULTE O MEU PASSADO.

O texto completo sobre esse acontecimento pode ser conferido na coluna de Ésio Rafael, Folhas Soltas. O mote acabou tendo duas chaves conforme visto abaixo:

Convocamos a todos os poetas, cordelistas e cantadores para glosarem o mote.


Patativa do Assaré [Arcoverde/PE, 1984]

EU VIVO NO CATIVEIRO
PERDI A MINHA QUERIDA
O AMOR DA MINHA VIDA
O MEU AMOR VERDADEIRO
Ó MEU AMIGO COVEIRO
ÉS TÃO FORTE E DESGRAÇADO
ESSE CAIXÃO ENFEITADO
FOI MEU SONHO MINHA BONANÇA
COVEIRO SEM ESPERANÇA
NÃO SEPULTE O MEU PASSADO.

Lourival Batista [Arcoverde/PE, 1984]

VELHO COVEIRO OBSCURO
DA MORTE ÉS UM BENEMÉRITO
SETENTA ANOS DE PRETÉRITO
E QUASE NADA DE FUTURO
EU VIVO PAGANDO JURO
E UM TANTO IMPRESSIONADO
HOJE ABATIDO E CANSADO
DEIXE O VELHO SER CRIANÇA
COVEIRO SEM ESPERANÇA
NÃO SEPULTE O MEU PASSADO.

Ademar Rafael Ferreira [Marabá-PA, 17/11/2009]

Posso até não merecer
Futuro cheio de glória
Meu passado e minha história
Com garra eu vou defender,
Não adianta dizer
Que estou velho e cansando
Eu não vou ficar parado
Senão você me alcança
Coveiro sem esperança
Não sepulte e meu passado.

Eloi Firmino de Melo [João Pessoa-PB, 17/11/2009]

Não tenho medo da morte
Mas tenho amor pela vida;
Já foi um tanto sofrida
Quando eu vivia sem norte;
Aí o vento da sorte
Fez chover no meu roçado;
Me tornei equilibrado
Feito um fiel de balança.
Coveiro sem esperança,
Não sepulte o meu passado.

Ciro Menezes [19/11/2009]

Respeitar o que vivi
Faz parte de minha vida
Que na sequência da lida
Tô aqui, sobrevivi
Céus e terras que movi
Defendendo o meu roçado
De cada tico, um bocado
Pra dar a minha criança
Coveiro sem esperança
Não sepulte o meu passado.

Astier Basílio [19/11/2009]

depois de lutas e anos
tristes dores e karmas,
eu deponho as minhas armas
no altar dos desenganos
suplico aos deuses arcanos
que respeitem meu enfado
meu escudo está quebrado
está sem uso minha lança
Coveiro sem esperança,
Não sepulte o meu passado.

Cícero Moraes [BELMONTE-PE, 19/11/2009]

QUANDO A VIDA TERMINAR
SÓ MEU CADÁVER É QUE FICA
DEIXAREI LEMBRANÇA RICA
POR UMA VIDA EXEMPLAR
PARA PODEREM LEMBRAR
DEIXO UM VERSO RIMADO
BONITO, METRIFICADO,
ETERNIZANDO A LEMBRANÇA
COVEIRO SEM ESPERANÇA
NÃO SEPULTE O MEU PASSADO.

Alberlando Lúcio [19/11/2009]

Sonhei e ainda sonho
Viver feliz é o mote
Não me desprendo da sorte
Para não ser tristonho
A História que componho
Agiganta meu reinado
Não me deixe acuado
Pois sou a perseverança
Coveiro sem esperança
Não sepulte meu passado

JAELSON GOMES [19/11/2009]

ESCREVI A MINHA HISTÓRIA
COM DORES E ALEGRIAS
TRABALHOS E FANTASIAS
TENHO TUDO NA MEMÓRIA
PORÉM ME SINTO ESCÓRIA
AO VER O APROXIMADO
NÃO TENHO ISSO ESPERADO
PARA ISSO SOU CRIANÇA
COVEIRO SEM ESPERANÇA
NÃO SEPULTE O MEU PASSADO

DUVAL BRITO [19/11/2009]

Oh coveiro sem coração
da morte não posso escapar
quando ela me matar
tu não terás compaixão
vedarás o meu caixão
num gesto triste e malvado
ficarei ali sepultado
mas ainda serei lembrança
coveiro sem esperança
não enterre o meu passado.

Ésio Rafael [19/11/2009]

Desatarraxe a ferrança
Abra a tampa do caixão
Jogue o castiçal no chão
"COVEIRO SEM ESPERANÇA"
Arremesse feito lança
Meu corpo inteiro velado
Pra cair no mar gelado
Num balé de onda e peixe
Quero que assim me deixe
"NÃO SEPULTE O MEU PASSADO"

Kerlle de Magalhães [20/11/2009]

Ta vendo aquele caixão
Da minha mãezinha morta
A lembrança que conforta
É lembrar a educação
Qu'eu tive com sua ação
De carinho e de cuidado
Por isso fui educado
Com su'alma pura e mansa
Coveiro sem esperança
Não sepulte o meu passado.

Fonte:http://www.interpoetica.com/colunas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário