segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os amigos do Rei

Os maiores amigos do rei são os nobres, que recebem títulos concedidos por este a alguém que tenha feito algo considerado merecedor da honraria. Esses títulos obedecem a uma ordem hierárquica decrescente assim classificadas:

1) DUQUE - É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, ficando abaixo apenas de príncipe ou princesa (normalmente o filho/filha da família reinante. Entre os povos antigos, o duque era merecedor de honrarias como se fosse parente do rei. Na Rússia havia o título de Grão-duque, que na escala hierárquica ficava entre o duque e o Czar. Na Áustria, a mesma distinção foi instituída com o título de Arquiduque.

2) MARQUÊS – Na hierarquia da nobreza é inferior apenas ao Duque. Antigamente, o marquês tinha amplos poderes e respondia pela administração civil e pela defesa militar das terras fronteiriças.

3) CONDE – Fica logo abaixo do marquês na hierarquia. Na Roma antiga, compunha o conselho particular do monarca e o acompanhava em viagens de negócios. Os condes, muitas vezes, exerciam função conjunta e tinham poderes delegados pelo rei. O valete do baralho é o mesmo que conde.

4) VISCONDE - É o mesmo que vice-conde, ou seja, o substituto do conde. Era designado para desempenhar suas funções quando ele estivesse ausente ou impedido. Assim sendo, era um seu subordinado na administração do condado. A partir do século 10, esse título passou a ser outorgado também aos filhos dos condes.

5) BARÃO – Título imediatamente inferior ao de visconde. Era concedido a pessoas de destaque na comunidade pelo seu bem-sucedido desempenho profissional. No Império Romano, era um cargo administrativo que incumbia seu titular da fiscalização dos prefeitos que atuavam nas redondezas da capital. No Brasil, ficaram famosos os barões do café, elite rural que comandou a política de São Paulo.
Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets


Related Posts with thumbnails for bloggerblogger widgets

Nenhum comentário:

Postar um comentário