sábado, 9 de outubro de 2010

Igarassu




Histórico

O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés que levavam uma vida tranqüila até1535, quando o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania (doada pela Coroa Portuguesa) e iniciou uma série de combates com os índios.

Por ordem de Duarte Coelho, ali foi instalado um marco de pedra, para servir de ponto divisório entre as capitanias de Pernambuco e de Itamaracá, dando início ao processo de colonização no Brasil. Em 1537, foi fundada a Vila de Iguarassú, e hoje o município é considerado o primeiro núcleo de povoamento do país.

O Distrito foi criado em 1550, sob a denominação de Iguarassú. Pela lei estadual nº 130, de 28/06/1895, o Distrito foi elevado à condição de Cidade, sob a mesma denominação de Iguarassú. Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09/12/1938, o município de Iguarassú mudou o nome para Igarassu, sem o "u" depois do "g".

De origem indígena, nome Iguarassú significa "canoa grande". Quem nasce em Igarassu é chamado igarassuano ou igarassuense ou iguarassoura.


Dados gerais

Localização: Região Metropolitana do Recife, distante 28 km do Capital.
Área: 302,9 km²
Clima: do tipo Tropical Chuvoso com verão seco
Precipitação pluviométrica média anual: 2.226,4 milímetros
População: 86.519 habitantes
Eleitorado: 64.679 eleitores (TRE 2010)
Data de comemoração da emancipação política: 27 de setembro
Padroeiros: Santos Cosme e Damião
Dia de feira: sábado
Prefeito: Gesimário Pessoa Baracho
Vice-Prefeito: Herbert Gonçalves Beserra


Base econômica: Agroindústria, voltada para os setores de açúcar e álcool.

Igarassu tem a mais antiga igreja católica ainda em pé no Brasil.

Peculiaridades: Igarassu possui um dos mais ricos e expressivos patrimônios da arquitetura civil e religiosa do Brasil. É no município, por exemplo, onde está localizada a mais antiga igreja do país, a de São Cosme e Damião, datada de 1535. Igarassu é, também, um município de grande importância na formação histórica de Pernambuco, com participações em lutas libertárias a Revolução Praieira e outras batalhas. Veja, aqui, um roteiro do patrimônio histórico e cultural do município:

Sítio histórico dos Marcos: Localizado no Distrito-Sede, o Sítio Histórico dos "Marcos" é um dos mais antigos pontos de contato entre os europeus e ameríndios. Ali foi criada, em 1516, por Cristóvão Jacques, a Feitoria de Pernambuco. Em 1535 foi assentado na localidade o marco de pedra que delimitava as capitanias de Pernambuco e Itamaracá. O marco atual, uma réplica do primitivo, é datado de 1935. É um dos poucos marcos de delimitação de Capitanias Hereditárias existente no Brasil. O marco original está sob a guarda do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, na no Recife.

Sítio histórico de Igarassu: Localizado no Centro da cidade, no alto e no entorno do Oiteiro dos Santos Cosme e Damião, tem uma área de aproximadamente 0,4 km2 ou 396.202 m2. É um dos mais antigos e bem conservados conjuntos arquitetônicos civil e religioso de Pernambuco, onde estão monumentos como a Igreja dos Santos Cosme e Damião (a mais antiga igreja católica ainda em pé no Brasil, datada de 1535); o Convento de Santo Antônio, datado de 1588; o Convento Sagrado Coração de Jesus, construído em 1742; a antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje Câmara Municipal, século XVIII; a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, datada de 1774; a Capela de São Sebastião, construída em 1735; as ruínas das Igrejas de Nossa Senhora da Misericórdia e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, respectivamente datadas dos séculos XVI e XVIII; a "Ponte de Santo Antônio e São José" sobre o Rio São Domingos, construída inicialmente em madeira nos fins do século XVIII e reformada posteriormente em ferro e madeira em meados do século XIX; além de um belo casario com exemplares dos séculos XVII, XVIII, XIX.

Ruínas do Rosário: Localizada no Distrito-Sede, Centro, em terreno de propriedade particular, são as ruínas da Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos, já existente em 1701. Está de pé parte da parede lateral ao norte.

Ruínas da Misericórdia: Localizada no Distrito-Sede, Centro, são ruínas da Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, construída em meados do século XVI, local onde foram realizados os autos da inquisição na Vila de Iguarassu. De pé apenas parte da parede lateral da igreja, erguida ao norte.

Relógio Solar - Situado no povoado de Araripe, à margem da PE-41, no largo da Cia. Agro-Industrial de Igarassu, foi construído em meados do século XIX nas terras do então Engenho Araripe de Cima. É um dos poucos relógios solares existentes no Brasil.

Casa de Câmara e Cadeia - Localizado no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião, foi construída em meados do século XVIII. Era a maior Casa de Câmara e Cadeia da Província de Pernambuco até a construção da Casa de Detenção do Recife, no século XIX.

Engenho Gongançary - Localizado no Distrito de Nova Cruz, próximo ao Povoado de Cuieiras, trata-se de um conjunto arquitetônico do início do século XVIII, formado pela casa grande, capela, cocheiras, seis casas de moradores, escola etc., construídos numa propriedade de 616 hectares de área total. No passado, além de sua importância como unidade econômica, o engenho viveu episódios históricos, sendo, por exemplo, invadido várias vezes durante a Revolta Praeira. Atualmente, o engenho é sede da Agropecuária Tiúma Ltda, do Grupo Votorantim. Visitação mediante autorização prévia da empresa, tel: (81)-3525-0108 e (81) 3525-0680.

MUSEUS

1 – Museu Pinacoteca do Convento de Santo Antônio - Rua Marechal Hermes da Fonseca s/nº, Centro tel. (81) 3543-0258. Criado em agosto de 1957, tem em seu acervo quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII, num total de 24 obras em exposição, além de várias imagens sacras. Visitas guiadas, com acesso pago, nos seguintes horários: 2ª a 6ª - das 07 às 17h; sábados e domingos, das 09 às 12 h. Tel. (81) 3543-0258.

2 – Museu Histórico de Igarassu - Localizado no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião, Centro da cidade, fundado em 24 de Janeiro de 1954. Tel; (81) 3543-0435 – Ramal: 236 Tem acervo formado por coleções de numismática, mapoteca, arte sacra, mobiliário do século XIX, pinacoteca, documentos dos séculos XVIII e XIX, e um pequeno acervo arqueológico. Entre as peças do seu acervo, destaques para: um relógio carrilhão do século XIX; um oratório em cedro policromado, do século XVIII; uma mão de pilão em pedra granítica que pertenceu, provavelmente, a um grupo pré-histórico brasileiro com idade aproximada de até 5000 anos; livro do Tombo dos bens do conselho da Vila de Iguarassu (1782); diversos inventários e um livro de penhores de escravos.

3 – Eco-Museu Coroa do Avião – Localizado na Ilhota Coroa do Avião, é administrado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, que mantém ali uma base de pesquisa. No seu acervo, espécies empalhadas de maçaricos, gaivotas e andorinhas; fotos e posters de aves; painéis sobre a Coroa do Avião; mostras de vegetação de mangue.

Praias:

Praia dos Marcos - Situada próximo ao Sítio Histórico dos Marcos, no local onde Duarte Coelho desembarcou em 1535 e onde existe uma réplica do marco divisório das capitanias de Pernambuco e Itamaracá. Formada pelas águas do Canal de Santa Cruz, seu entorno é marcado pela Ilha de Itamaracá, pelo próprio canal e seu manguezal e por algumas casas de veraneio. Tem aproximadamente 300 metros de extensão, águas pouco profundas e, no período de preamar, a faixa de praia é totalmente coberta pelas águas do canal. Tem ancoradouros naturais para pequenas embarcações e, entre outros, é recomendada para prática de esportes náuticos.

Praia do Capitão - Também conhecida como Mangue Seco, fica entre a Praia da Gavôa e o cais de Nova Cruz. Extensão de aproximadamente 1.500 m, águas pouco profundas, com pequenas marolas e grande intensidade de maré, com recuo na baixa-mar superior aos 500m. Tem ancoradouro natural para pequenas embarcações e é recomendada para banho, passeios de barco, prática de esportes náuticos, pesca de superfície e degustação da gastronomia típica regional, á base de frutos do mar.

Praia da Gavôa - Com uma extensão de aproximadamente 1.000 metros, plana a suavemente ondulada, de águas pouco profundas com pequenas ondas e grande intensidade de maré. Coqueiros e espécies rasteiras, boa para banho, passeios de barcos e prática de esportes náuticos. Nos períodos de baixa-mar, devido ao grande recuo das águas, é possível caminhar até a Ilhota Coroa do Avião e observar a coleta de mariscos por parte da população local.

Ilhota da Coroa do Avião - Ilhota com uma área superior aos 20.000 m2, estando ainda em processo de formação, apresentando áreas de deposição de sedimentos e áreas sofrendo processo de erosão. O cordão arenoso que forma suas praias, situado em sua face norte e voltado para o Canal de Santa Cruz, apresenta ondas fracas, de média profundidade e pouca intensidade de maré. Já as praias voltadas para sua face sul apresentam ondas fracas, pouca profundidade e grande intensidade de maré, chegando a unir-se ao continente (Praia da Gavôa, Igarassu) nos períodos de baixa-mar. Tem ancoradouros naturais para pequenas embarcações.

IGREJAS E CONVENTOS

1- Recolhimento do Sagrado Coração de Jesus e Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Localizado no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião, em estilo barroco, foi o primeiro convento da ordem do Sagrado Coração de Jesus fundado no Brasil. A construção foi iniciada em 1742, pelos Padres Miguel Rodrigues Sepúlvida e Gabriel Malagrida. Sua capela foi construída em 1758. Tendo ruído em 1850, sua fachada foi novamente erguida em 30 dias, por iniciativa do Frei Caetano de Messina. Encontra-se em bom estado de conservação e ali são celebradas missas aos domingos pela manhã. Aberto à visitação, sob cobrança de taxa. Tel: (81) 3543-0481

2 – Igreja dos Santos Cosme e Damião – Localizada no Largo dos Santos Cosme e Damião, Distrito-Sede, Centro, é uma construção em estilo maneirista, com influência barroca no seu interior. Construção foi iniciada em Setembro de 1535, em pedra e cal, por ordem de Afonso Gonçalves (fundador da povoação de Iguarassu).
Considerada a igreja mais antiga do Brasil ainda em pé, sofreu várias reformas desde a sua construção, entre elas destacam-se às de 1594, meados do século XVIII e 1958. É a igreja matriz do Município, onde a cada mês de setembro ocorre em seu largo a Festa dos Padroeiros Santos Cosme e Damião. Aberto à visitação, sob cobrança de taxa. Tel: (81) 3543-0518.

3 – Igreja de São José – Localizada no Engenho do Meio, Viala de Araripe, Distrito-Sede, em terras da Usina São José, distante 21 km do Centro, é um templo em estilo barroco, construído em meados do século XIX.

4 – Igreja de Nossa Senhora das Dores – Localizada no Distrito de Nova Cruz, teve sua construção concluída em dezembro de 1888, em tijolo manual, pedra e cal, em terreno doado por José Januário Dourado e D.Maria José Queiroz Dourado, proprietários de terra da localidade. Estilo barroco. É dali que, anualmente, no mês de janeiro, ocorre a saída da "Buscada" de São Gonçalo do Amarante.

5 – Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – Localizada no Núcleo de Pasmado – BR-101 Norte - km 35, PE 041, Distrito-Sede, seu estilo é maneirista, sendo sua fachada composta por uma única porta e duas janelas na parte superior, estando sua a torre sineira localizada ao lado. Possui nave única e seu altar-mor é em cimento, bem como os altares laterais, não dispõe de mobiliário. Sabe-se que em 1753 a igreja já estava construída. Sua construção foi em pedra e cal e tijolo manual. É um resquício da povoação do Pasmado, antigo ponto de estalagem usado pelos viajantes. Sofreu a última reforma em 1986.

6 – Convento de Santo Antônio - Rua Marechal Hermes da Fonseca s/nº, Centro. Uma construção datada de junho de 1588, foi o terceiro Convento Franciscano fundado no Brasil e o primeiro sob a invocação de Santo Antônio. Construído por iniciativa de Frei Antônio de Campo Maior, estilo barroco. Em 1754 Santo Antônio recebe o título de protetor da Câmara da Vila de Iguarassu e em 1951 a Câmara Municipal, através da resolução nº. 17, restitui "ao glorioso Santo Antônio de Pádua o título de vereador perpétuo, recebendo o mesmo um salário anual que é convertido para compra do pão dos pobres". Incorporada ao convento, está uma das mais importantes pinacotecas da América do Sul, reunindo quadros, imagens e painéis do período colonial brasileiro.

7 – Capela de São Sebastião - Largo de São Sebastião, Centro, teve sua construção iniciada em 1735, provavelmente em comemoração aos 200 anos da Igreja dos Santos Cosme e Damião pelo conselho municipal. Estilo é barroco com influência maneirista, a fachada é composta por uma única porta e 02 janelas na parte superior. Sua torre é única, sendo localizada na lateral da igreja. O interior é simples, com seus altares em pedra.

8 – Capela de Nossa Senhora do Livramento - Localizada na Praça da Bandeira, ao lado da prefeitura municipal, consta que a igreja já existia em 1774, tendo sido construída pela elite da Vila de Iguarassu. Sua fachada é composta por uma única porta e duas janelas avarandadas, na parte superior. Não tem torre sineira e tem nave única.
Foi totalmente restaurada em duas ocasiões: 1972 e 1986. Na capela são celebradas missas às segundas, quartas sextas-feiras.

9 – Capela de Nossa Senhora da Piedade – Localizada no km 09 da Rodovia PE-41, Distrito-Sede, é uma construção data de 19/03/1930, provavelmente em substituição à capela original da qual já se tinha notícia no século XVIII. Em frente existe um cruzeiro em ferro, em um jazigo em cimento com três batentes. Ali é celebrada uma missa no segundo sábado de cada mês.

10 – Capela de Nossa Senhora da Conceição – Localizada no Sítio Ramalho, Distrito de Nova Cruz. Consta que desde meados do século XVIII já se tinha notícia da existência dessa capela. De nave única, a fachada é formada por uma porta central, um óculo e um pequeno cruzeiro no alto de seu frontispício.


Festas

Buscada de São Gonçalo do Amarante: Festa religiosa, a Buscada de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Itapissuma, acontece desde 1861. Numa procissão terrestre denominada Levada, a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de Itapissuma para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Igarassu. Uma semana depois, acontece a procissão marítimo-fluvial, a Buscada, que traz a imagem do santo de volta para Itapissuma. Acontece em janeiro, sempre num domingo, com a participação de dezenas de barcos de pescadores.
Sua origem remonta-se ao fato de pescadores terem encontrado no Canal de Santa Cruz uma imagem do Santo São Gonçalo do Amarante, sendo daí em diante adotado pelos pescadores do Município de Itapissuma (na época ainda Distrito de Igarassu) como padroeiro e protetor dos pescadores.

Festa dos santos Cosme e Damião: Festa popular religiosa em homenagem aos Santos padroeiros do Município, cuja Capela foi uma das primeiras erguidas no Brasil. Missas, procissão, novenários, desfiles escolares, barracas com bebidas e comidas típicas, parque de diversões, apresentações folclóricas.
Data: 20 a 27
Local: Centro Histórico- Largo dos santos Cosme e Damião – Igarassu


Serviços

Prefeitura/endereço:
Praça da Bandeira, 14 - CEP: 53600-000
Tel: (81) 3543-0435 (81) 3543-0494

Fórum/endereço:
Forum Dom Pedro II
AV 27 de Setembro, s/n - Centro - Cep: 53.600-000
Tel: (81) 3543.1561 (81) 3543.0329
(81) 3543.1379 (81) 3543.1482


Câmara Municipal/endereço:
Rua Capitão Afonso Gonçalves, s/n - Centro
CEP : 53. 600-000
Tel: (81) 3543-0063 (81) 3543-1016 3543-1288

Vereadores (10):
Ademar Soares de Barros
Ademeval Alves de Almeida
Aristoteles José de Souza Silva
Francisco Galvao de Sa Leitão
José Carlos da Silva
Luiz Cavalcante dos Passos
Paulo Roberto Pacifico das Neves
Saulo Mauricio Lopes Cavalcanti
Valdemir Nunes de Souza
Willams Moraes de Souza


Hospedagem

1 - Pousada Vale do Monjope
Rua Lajedo 10 – Monjope – Tel.: (81) 3543-1591
Site: www.pousadamonjope.com.br
E-mail: contato@pousadamonjope.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

2 - Pousada Porto Canoas
Estrada da Gavoa, 230 – Tel.: (81) 3424-2845
Site: www.catamarantours.com.br/apousada


Restaurantes

1 – Natrielli Grill e Massas
Av. Barão de Vera Cruz, 1612 A – Cruz de Rebouças – Tel.: (81) 3543-0000
Diariamente das 11 às 16h.
Fonte:http://www.pe-az.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário