terça-feira, 5 de outubro de 2010

Areia na Paraíba concorrerá ao título de Capital Brasileira da Cultura

De 1 de setembro até 30 de outubro de 2010, estará aberto o prazo para inscrição de candidaturas das cidades que desejem concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2011.

O Projeto Capital Brasileira da Cultura (CBC) é uma iniciativa com abrangência nacional, implementado pela Organização Capital Brasileira da Cultura (ONG CBC), e está aberto à participação de todos os municípios do Brasil. Tem a finalidade de eleger anualmente uma cidade brasileira com o título de Capital Brasileira da Cultura e conta com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo e de entidades nacionais e internacionais. Os objetivos do projeto são: valorizar e promover a cultura brasileira em todas as suas formas de expressão; contribuir para que haja um maior conhecimento da identidade e diversidade cultural do Brasil; colaborar nos processos de integração nacional e de inclusão social através da cultura.

A cidade que queira participar do concurso deverá solicitar o Formulário de Candidatura e apresentar a documentação exigida pelo regulamento, acompanhada de uma carta do prefeito. O secretário de Turismo e Eventos da cidade de Areia, jornalista Ney Vital disse que o projeto 2011 e certamente atende as exigências de envolver e movimentar toda a cidade e região. A Prefeitura Municipal já realiza trabalhos para resgatar e valorizar as ações e as pessoas que promovem cultural na primeira cidade da Paraíba reconhecida Patrimônio Nacional da Cultura.

“Ao concorrer ao título de capital brasileira da cultura estaremos buscando o crescimento do setor turístico, divulgação do potencial da cidade, valorizar e expor nossa cultura e as ações de investimento no setor turístico histórico cultural”, ressaltou Ney Vital. "Concorrer ao título já motivo de vitória e orgulho para todos envolvidos no setor cultural da cidade.

A seleção das candidaturas apresentadas pelas prefeituras será feita por uma comissão julgadora formada pelos órgãos e entidades que apoiam o projeto. Em 15 de novembro de 2010 será divulgado o nome da cidade que receberá o título de Capital Brasileira da Cultura 2011, a sexta edição do projeto , após Olinda 2006, São João del-Rei 2007, Caxias do Sul 2008 , São Luís do Maranhão 2009 e Ribeirão Preto 2010.

A cidade eleita como Capital Brasileira da Cultura 2011 deverá desenvolver durante o próximo ano, o programa de atividades proposto na candidatura, que tenha como objetivos valorizar e divulgar seu patrimônio cultural material e imaterial, obtendo com isto muitos benefícios para seu desenvolvimento social e econômico.

PATRIMÔNIO: A serrana cidade de Areia foi tombada como Patrimônio Histórico nacional, pelo seu conjunto Paisagístico, Urbanístico e Cultural desde 2005.

“A Vila Real do Brejo de Areia, Brejo de Areia, Areia” se notabilizou pelo legado cultural e político que rendeu à Paraíba. Afinal, a cidade abriga o primeiro Teatro do Estado, terceiro do Nordeste, o Teatro Minerva, erguido por iniciativa de particulares. Em Areia foi criado o primeiro curso de nível superior do Estado: a Escola de Agronomia do Nordeste; Areia foi o palco do primeiro festival de Artes do Estado, em 1976: os famosos festivais de artes, que até hoje são referência no campo das artes e da cultura nacional. Areia é o berço onde nasceu Pedro Américo, o maior pintor histórico do país e José Américo de Almeida, criador do romance regional brasileiro com “A Bagaceira”. Areia possui ainda uma das Filarmônicas mais antigas do Nordeste em atividade ininterrupta desde 1847. O Hino do Estado da Paraíba é da autoria de dois areenses: Abdón Milanês e Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo.

Hoje, Areia conta com dois grupos de Teatro, grupos de capoeira, bandas marciais, artistas plásticos, grupos folclóricos, dentre eles o Moenda, com experiência internacional, com mais de trinta anos. E músicos, escritores, artesãos. A cidade possui cursos superiores de Agronomia, Zootecnia, Biologia, ciências biológicas, Pedagogia, medicina veterinária e Letras e várias escolas de nível fundamental e médio urbanas e rurais. O Centro de Ciências Agrárias é reconhecido pelo alto nível dos mestres e doutores.

“Por todas essas razões a cidade convida todos os paraibanos e nordestinos a unir-se por esse ideal e mais subir a serra nublada e conhecer a cidade de Areia e seu derredor, como o Museu Jackson do Pandeiro, situado na cidade de Alagoa Grande, vizinha e filha de Areia e também conhecer Bananeiras e todas que forma o rico brejo da Paraíba”, finalizou Elson da Cunha Lima Filho, prefeito de Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário