terça-feira, 26 de outubro de 2010

Artesanato Nordestino



Existem três formas de artesanato: o folcórico (manifestação de cultura espontânea), erudito (resultante de um aprendizado dirigido) e popular (executado num contexto comercial e de consumo).

A característica principal do artesanato folclórico é a produção de um efeito físico, de sentido predominantemente utilitário. No seu domínio incluem-se objetos e artefatos de uso diversificado, executados manualmente por uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas. Esses objetos contêm em si marcas de uma cultura determinada e, deste modo, atestam a ligação do homem com o meio social em que vive.

Exemplos de artesanato com função lúdica são as peças em cerâmica de Caruaru (PE). A confecção dessas peças ocupa atualmente centenas de famílias de artesãos. São geralmente pintadas com tintas industrializadas e reproduzem cenas e tipos populares regionais.

3 comentários:

  1. o povo so vem aqui pra pesquisa escolar isso aqui é muito chato , por que perdeu seu tempo escrevendo essas porcarias que nem me audou na pesquisa ?! bando de brucutú !!! odeio o nordeste! lugar de corno !
    usando a conta do google hahaha'

    ResponderExcluir
  2. É agente só vem aqui pra pesquisar, mais tem pessoas melhores q agente q vem aqui pra saber mais sobre a cultura do nordeste.VC só passa de pessoa q nunca viajou para o nordeste pra saber como é la , se seu pai ja morou la e foi corno aii é plobema seu querida.... PARABÉNS! AI POR ESSE BLOG LEGAL ;)

    ResponderExcluir
  3. Milena, você deveria medir suas palavras, porque de gente imbessil como você o mundo tá cheio. Pessoas sem cultura, alienadas em um mundo onde os Estados Unidos está no centro das atenções, e as pessoas esquecem que moram no Brasil e têm obrigação de honrar nossa cultura. Não seja mais uma retardada no meio da multidão de idiotas que criticam nossa cultura.

    ResponderExcluir