segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conheçam nossas Igrejas e Capelas



Conheçam nossas Igrejas e Capelas

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Localizada na Praça do Carmo, Recife, foi concluída em 1837. Possui um verdadeiro tesouro de pedras lavradas e azulejos portugueses. A sacristia original tem móveis embutidos em jacarandá, considerados dos mais importantes de toda a América do século XVIII.

Igreja da Madre de Deus

Localizada no bairro do Recife, teve construção iniciada em 1679 e foi concluída em 1720. Surgiu a partir de uma pequena capela de taipa do covento do mesmo nome. Em 1910, quando o bairro sofreu uma grande reforma para ser trasnformado em área portuária, a igreja (que é uma das maiores do Recife) foi um dos poucos prédios preservados. É tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e já foi restaurada várias vezes.

Igreja da Misericórdia

Localizada no Largo da Misericórdia, Olinda, foi fundada em 1540, juntamente com a Santa Casa da Misericórdia da Vila de Olinda que foi o primeiro hospital de Pernambuco. A igreja foi restaurada em 1654, depois da expulsão dos holandeses. No muro, conserva uma placa de pedra com a seguinte inscrição: "Aqui, no adro desta igreja, o capitão André Pereira Temudo, seguido de um punhado de bravos pernambucanos, sacrificaram heroicamente as suas vidas para impedir os ultrajes que faziam à Pátria e à Religião os invasores holandeses - 1630".

Igreja de Nossa Senhora da Boa Hora

Localizada à Rua da Boa Hora, Olinda. Foi construída em 1807, no local onde, em meados do século XVIII, existia um nicho dedicado à Nossa Senhora da Boa Hora.

Igreja de N. Senhora da Boa Viagem

Edificada no bairro de Boa Viagem, Recife, em 1730. Foi restaurada em 1862.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Localizada no bairro de Santo Antônio, Recife, foi construída em 1710 e reformada em 1777. No forro do coro, tem um painel que representa uma das Batalhas dos Guararapes. O altar-mor, o retábulo e o arco central são decorados com talhas douradas.

Igreja de Nossa Senhora das Graças/Seminário de Olinda

Inicialmente (1550), foi construída uma capela, que teve o prédio ampliado em 1569. A partir de 1576, foi fundado no local o Real Colégio de Olinda, onde o padre Antônio Vieira lecionou. Tornou-se Seminário de Olinda em 1800.

Igreja de Nossa Senhora das Neves/Convento de São Francisco

Erguida em 1585, em Olinda, foi a primeira sede de um estabelecimento franciscano no Brasil. Incendiada em 1631, pelos holandeses, a igreja foi reconstruída no século XVII. Na frente do convento existe um cruseiro trabalhado em pedra arenito dos arrecifes.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo/Convento do Carmo

Localizada na Praça do Carmo, foi ermida de Santo Antônio e São Gonçalo, em 1535. Passou a convento em 1581, sendo a primeira igreja da Ordem Carmelita no Brasil. Tem fachada em estilo colonial renascentista.

Igreja de Nossa Senhora do Desterro/Convento de Santa Tereza

Localizada na Av. Olinda, em Olinda, é uma construção de 1687. Possui talhas douradas e imagens dos séculos XVII e XVIII.

Igreja de N. Senhora do Guadalupe

Localizada em Olinda, foi construída em 1626.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos

Localizada no Pátio do Livramento, Recife, é uma construção do século XVII. Entre 1830 e 1856, foi totalmente modificada.

Igreja de N. Senhora do Monte

Localizada na Praça Nossa Senhora do Monte, Olinda, data de 1535 e foi a primeira igreja erguida em Pernambuco em honra de Maria Santíssima. Na última década do século XVI, a igreja foi doada aos monges beneditinos, tendo funcionado ali, por algum tempo, o Mosteiro de São Bento.

Igreja de Nossa Senhora da Penha

Localizada na Praça Dom Vital, bairro de São José, Recife, foi construída pelos frades capuchinhos franceses e concluída em 1882. É a única no Recife em estilo coríntio. Entre o início da construção (1656) e a conclusão de suas obras, passaram-se mais de 200 anos, em decorrência da expulsão dos capuchinhos frances do Recife, por determinação da Corte Portuguesa.

Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Está localizada no Poço da Panela, Recife, concluída em 1820. Sua construção é atribuída ao mestre de campo Henrique Martins, que doou o terreno e ouro, pagando uma promessa de sua mulher que sobreviveu a uma grave doença.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Localizada no Largo do Bonsucesso, Olinda, é uma construção do século XVII. Foi a primeira igreja edificada em Pernambuco por uma irmandade de homens negros.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Localizada no bairro de Santo Antônio, Recife, foi construída entre 1662 e 1667. Teve um novo frontispício construído em 1777, pois o original estava desmoronando.

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres

Localizada à Av. Santos Dumont, Olinda, é uma construção datada de 1862.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Localizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes. Construída em agradecimento à Nossa Senhora dos Prazeres, pelas vitórias nas batalhas travadas contra os holandeses, ali nos Montes Guararapes.

Igreja de Santa Cruz do Bom Jesus da Via Sacra

No Pátio de Santa Cruz, Recife, foi construída entre 1711 e 1725. De estilo colonial barroco, foi sede paroquial até o final do século XVIII.

Igreja de S. Bento/Mosteiro de S. Bento

Localizados na Rua de São Bento, Olinda. Construídos entre 1597 e 1599. Foi o segundo mosteiro beneditino erguido no Brasil. Durante o incêndio provocado em Olinda pelos holandeses, o mosteiro foi destruído, sendo reerguido em seguida.

Igreja de S. João Batista dos Militares

Primeiro templo beneditino construído em Olinda, em 1595. Foi a única igreja não atingida pelo incêndio que destruiu a cidade em 1631, provocado pelos holandeses. Alguns historiadores afirmam que fora poupada para servir de quartel para os invasores. Localizada no Amparo.

Igreja de São José do Ribamar

Localizada na Rua do Sol, Olinda. Inicialmente, era uma ermida. Tornou-se capela em 1901 e, em 1936, foi ampliada.

Igreja de São Pedro Apóstolo

Construída no final do século XVIII. Localizada no Carmo, Olinda.

Igreja de São Sebastião

Localizada à Rua 15 de Novembro, Olinda. Construída entre 1686 e 1697, reformada em 1773. Foi erguida por determinação do então governador, João Fernandes Vieira, depois que uma epidemia de cólera matou centenas de olindenses. Guarda uma imagem de São Sebastião, trazida de Portugal no século XVIII.

Igreja do Bom Jesus do Bonfim

Localizada à Rua do Bonfim, Olinda. Construída no século XVIII.

Igreja do Espírito Santo

Localizada na Praça 17, bairro de São José, Recife, pertenceu inicialmente aos franceses calvinistas. Em 1654, foi doada aos Jesuítas, para servir de sede de uma escola, sendo abandonada com a expulsão dos Jesuítas pelo Marquês de Pombal. Em 1816, passou para a Irmandade de São João Batista dos Militares e novamente foi abandonada. Restaurada em 1855, passou à Irmandade do Divino Espírito Santo.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Localizada no município de Igarassu, é um anexo do convento do mesmo nome fundado a 01/03/1742. Destaque para a imponência de sua fachada.

Igreja do Santíssimo Sacramento - Matriz de Santo Antônio

Localizada na Praça da Independência, Recife, foi concluída em 1790. Sua pedra fundamental foi lançada no local onde existiu uma casa de pólvora no período holandês.

Igreja dos Santos Cosme e Damião

É a mais antiga igreja em funcionamento no Brasil, datada de 1535, localizada no município de Igarassu. Fundada a mando de Duarte Coelho, para celebrar a vitória sobre os índios que habitavam aquelas terras.

Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição

Localizados no Largo da Misericórdia, Olinda, são construções de 1585. Durante a invasão holandesa, o convento foi abandonado, sendo em seguida reconstruído e utilizado como abrigo para mulheres abandonadas. Um dos destaques da igreja é a imagem da padroeira, pintada em ouro, com uma coroa de prata - obras do século XVIII.

Igreja e Convento de Santo Antônio

Localizados na Rua do Imperador, Recife. O convento, construído pelos frades franciscanos entre 1612 e 1613, deu origem ao bairro de Santo Antônio. Durante a Invasão Holandesa, foi usado como quartel, sendo denominado Forte Ernesto.

Igreja Matriz da Boa Vista

Está localizada na Rua do Hospício, Recife. É uma construção datada de 1793, possui obras do pintor Caetano da Rocha Pereira. É a única igreja de Pernambuco que tem todo o frontispício em pedras portuguesas. Uma de suas características é não possuir imagens


CAPELAS

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos

Construída na hoje Avenida Rosa e Silva, Recife-PE, em 1762. Foi modificada no século XIX, mantendo algumas partes (pia batismal, pintura do teto, grade que separa o santuário do arco cruzeiro) da construção original.

Capela de Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira

Construída em 1766, no Recife, a mando de Henrique Martins, é um belo exemplar da arquitetura barroca. Em 1938, foi tombada pelo Patrimônio Histórico como monumento nacional. Em 1950, foi saqueada e suas imagens, portas e janelas originais foram roubadas.

Capela de Santo Amaro das Salinas

Localizada na Praça General Abreu e Lima, Recife, é uma construção do século XVII. Em 1894 estava em ruínas e foi reconstruída pelos moradores do local, que já haviam organizado uma irmandade e adquirido todo o seu patrimônio.

Capela de Santo Antônio de Paratibe

Localizada no Seminário de Jardim Paulista, município de Paulista, é a segunda igreja erguida no Brasil, datada de 1555. Lembra as igrejas construídas junto às casas de engenhos de cana-de-açúcar.

Capela de São Pedro Advíncula

Localizada à Rua 13 de Maio, Olinda, foi construída em 1764, como um anexo do Aljube (a cadeia eclesiástica) para os presos assistirem a missas. É tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Capela Dourada da Órdem Terceira de São Francisco

Anexa ao Convento de Santo Antônio, no Recife, foi inaugurada em 1697. Tem obras do mestre entalhador pernambucano Antônio Martins Santiago e azulejos portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário