sábado, 13 de novembro de 2010

Batalha dos Guararapes

Foto: Marcelo Ferreira

Uma aula de história de Pernambuco


Espetáculo conta de forma didática episódios da formação do nosso povo

Tem início hoje a sexta edição do espetáculo “Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria”. A encenação narra diversos episódios da história pernambucana e culmina com uma reconstituição da luta histórica que deu origem ao exército brasileiro.

O espetáculo é encenado ao ar livre pela companhia de teatro Metron Produções, sob a direção de José Pimentel. O elenco de 65 atores e 250 figurantes se reveza em três palcos e o cenário natural do Monte dos Guararapes durante as duas horas de apresentação. O espetáculo é patrocinado pela Prefeitura de Jaboatão, com apoio do Governo do Estado.

O prefeito Elias Gomes prestigiou o ensaio geral realizado ontem, 11 de novembro. Juntamente com convidados e autoridades, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares também fizeram parte da platéia. Para Paulo André, de 14 anos, “é o melhor espetáculo que eu já vi na história”, disse o menino, em entrevista a uma rede de televisão.

Segundo o secretário de Cultura e Eventos, Ivan Lima Filho, a idéia do espetáculo foi trazida com o objetivo de valorizar o patrimônio do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. “Através da retomada deste espetáculo, colocamos o nosso patrimônio em evidência no cenário nacional com forte participação do trade turístico pernambucano”, destaca Lima, lembrando que há três anos não era realizada a encenação.

O evento conta com mobilização da Prefeitura de Jaboatão, especialmente nas áreas de segurança, trânsito, saúde, limpeza e iluminação. “Toda a infraestrutura está sendo detalhadamente cuidada por diversos segmentos do Governo Municipal. Investimos um total de R$ 250 mil no evento.”, comenta o secretário.

“Desejamos que a iniciativa se torne uma aula espetáculo para o povo. Queremos proporcionar conhecimento a população, enfatizando que aqui foi estabelecido pela primeira vez o sentimento de pátria na nação brasileira “, ressalta Ivan Lima. A peça será aberta ao público. A estimativa é de que 10 mil pessoas passem por dia no Monte dos Guararapes.

Serviço:

“Batalha dos Guararapes: assim nasceu a nossa pátria”, de 12 a 15 de novembro, sempre às 20h, no Parque Histórico dos Guararapes.



Por: Eduardo Amorim

fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/index.php?opcao=21&id=2962

Nenhum comentário:

Postar um comentário