sexta-feira, 25 de março de 2011

Brejo da Madre de Deus



Histórico

O território onde hoje fica o município de Brejo da Madre de Deus era uma sesmaria de 21 léguas de terra, doada pelo governador de Pernambuco a um grupo de pessoas, entre as quais Manoel Fonseca do Rego. Tempos depois, as terras foram transferidas aos padres da Congregação de São Felipe Neri, que, em 1752, iniciaram ali atividades religiosas, dando início ao povoado.Os religiosos instalaram um hospício denominado Madre de Deus (vindo daí o nome da futura cidade, que fica numa região de brejos) e construíram uma capela sob a invocação de São José.

Desmembrado do município de Cimbres, a povoação de Brejo da Madre de Deus foi elevada à categoria de vila a 20 de maio de 1883.

Tornou-se cidade a 04 de fevereiro de 1879 e a 20 de junho de 1893 foi constituído município autônomo. Em 1924, a cidade perdeu a condição de sede do município, recuperada a 11 de setembro de 1928.

Dados gerais

Localização: Agreste Central, distante 204 km do Recife.
Área: 845 km2
Solo: Cascalhento/argiloso
Relevo: Ondulado e forte ondulado
Vegetação: Floresta subcaducifólia
Ocorrência mineral: -
Precipitação pluviométrica média anual: 865,6 milímetros
Meses chuvosos: Março - Abril
População: 45.192 habitantes (IBGE 2010)
Eleitorado: 27.978 eleitores (TRE-2010)
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 26 de maio
Prefeito: Jose Edson de Souza
Vice-Prefeito: Adelson Freitas Araujo
Padroeiro: São José

A cidade é conhecida como a capital brasileira dos jipes toyota.

Base econômica

Agropecuária e comércio. Além disso, o alongamento de jipes toyotas, geralmente em oficinas de fundo de quintal, responde por uma boa parcela da economia do município. A invenção, "made in Pernambuco, consiste em esticar em um metro os chassis dos Bandeirantes, dobrando a capacidade original de cinco para 12 passageiros por cada veículo.


Peculiaridades

O maior atrativo de Brejo da Madre de Deus é, sem dúvida, o teatro de Nova Jerusalém. Réplica da cidade de Jerusalém, construída no distrito de Fazenda Nova, para servir de cenário ao espetáculo da Paixão de Cristo, encenado anualmente durante a Semana Santa. Considerada o maior teatro ao ar livre do mundo. Calcula-se que, anualmente, cerca de 200 mil pessoas assistem ali ao Drama da Paixão (veja mais Nova Jerusalém em Arte e Cultura).

No entorno de Nova Jerusalém, está localizado o Parque de Esculturas Nilo Coelho, numa área de 60 hectares, onde estão distribuídas várias esculturas em pedra, lavradas por artesãos locais. São toneladas de pedras transformadas nos mais representativos tipos nordestinos, como o agricultor com enxada, a mulher rendeira, mulher raspando coco, tocador de pífano, violeiro, sanfoneiro, Lampião e Maria Bonita e outros. O peso das monumentais figuras varia de 07 a 15 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário