segunda-feira, 21 de março de 2011

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano



É uma instituição de caráter particular inaugurada ao dia 28 de janeiro de 1862, constitui-se na segunda mais antiga do gênero no Brasil. O IAHGP foi fundado inicialmente nas dependências do convento do Carmo, transferido para a Biblioteca Pública Provincial do mosteiro de São Francisco, depois para um edifício na então Praça da Concórdia (hoje Praça Joaquim Nabuco). Instalou-se ainda no Ginásio Pernambucano durante os anos de 1912 a 1919 e hoje está localizado na Rua do Hospício, num casarão patriarcal de dois andares próximo ao Teatro do Parque.

O acervo de seu museu, aberto ao público e tombado pelo IPHAN, conta com riquíssimas fontes históricas que remontam o passado pernambucano. Entre elas, estão uma coluna em pedra com o brasão e a coroa portugueses datando de 1535, que serviu de marco divisório entre as capitanias de Pernambuco e Itamaracá; o brasão de armas de Duarte Coelho; os bustos de Frei Caneca, Oliveira Lima, Alfredo de Carvalho e Mário Melo, o primeiro prelo do jornal Diario de Pernambuco; um canhão holandês de bronze; pilares norte e sul do demolido arco de Santo Antônio; retratos a óleo e quadros de personalidades como Maurício de Nassau, Dom Pedro II, o bispo Azeredo Coutinho, João Alfredo, o Conde da Boa Vista; dois painéis sobre a primeira e a segunda batalha dos Guararapes; estampas preciosas do Recife antigo; uma coleção numismática; mobiliário pernambucano do século XIX; objetos e manuscritos raros.

Em Decreto Federal de 1919 foi declarado de “utilidade pública”. O Instituto ainda possui uma biblioteca composta por cerca de 16 mil volumes – entre livros, mapas e outras raridades – e publica, desde outubro de 1863, a Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, um periódico de grande relevância para a história do país.

Entre seus sócios, estiveram historiadores e intelectuais como José Higino, Pereira da Costa, Alfredo de Carvalho e José Antônio Gonsalves de Mello, que foi seu presidente de 1965 a 2000. Atualmente seu quadro é formado por cinqüenta sócios efetivos e sócios correspondentes em número ilimitado. Ao longo de sua existência vem pautando sua atuação na defesa do ideário pernambucano e de suas tradições histórico-culturais.

Em sua página na internet, o instituto fornece ao internauta publicações e possibilita visitas virtuais ao seu museu.

Endereço: Rua do Hospício, 130, Boa Vista, Recife - PE.
Fone: (81) 3222-4952
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Sábado, das 8h às 12h
Site: www.institutoarqueologico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário