terça-feira, 1 de março de 2011

Você conhece o Ibura



O bairro da Ibura integra a 6ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-6), na Zona Sul da cidade, formada por um total de 08 bairros.

O Ibura está localizada entre os bairros de Arreias, Barro, Caçote, Ipsep, Imbiribeira, Boa Viagem, Jordão e Cohab.

É o terceiro maior bairro recifense em extensão territorial, atrás de Guabiraba e da Várzea.

ORIGEM - Na área onde hoje está localizado o bairro do Ibura existiu, no século XIX, um engenho-de-açúcar denominado Engenho Ibura ? palavra indígena (Tupi-Guarani) que significa ?água que arrebenta, fonte?.

Na localidade de Vila dos Milagres, à margem da BR-101 Sul, existe uma bica de água potável, em área sob controle do 4º Batalhão de Comunicação do Exército, jorrando 24 horas por dia há décadas.

Conhecida como a Bica dos Milagres, a fonte é muito procurada não apenas por moradores da redondeza que ali se abastecem, mas por pessoas que vêm de outras áreas do Recife e até mesmo do interior do Estado. Isto porque a água teria poderes de cura.

Esta fonte (e talvez outras que por ali existiram) teria dado origem ao nome do antigo engenho-de-açúcar.

No início da década de 1940, surgiu no Ibura uma pista de pouso para pequenas aeronaves que ficou conhecida como Campo de Ibura. Esse campo deu origem ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, atualmente localizado no bairro da Imbiribeira.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população do Ibura tinha uma renda média mensal de R$ 456,12. Outros dados do Censo:

População: 43.681 habitantes

Área: 1.005,7 hectares

Densidade: 43,43 hab./ha

Nenhum comentário:

Postar um comentário