terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tracunhaém gente de Pernambuco!


Conversei com o artesão Edivaldo que trabalha com o barro transformando em arte sacra, e produz belos santinhos que estimulam a fé Cristã, mas que também preserva a mais pura arte nordestina. Edivaldo veio de Goiana-PE para morar em Tracunhaém com seu irmão Manuelzinho de Tracunhaém (de camisa verde) e foi com ele que aprendeu muitas coisas na arte do Barro e na vida.

Edivaldo me ensinou que o barro que trabalha vem uma parte de Cupiçura na Paraíba, outra do Cabo de Santo Agostinho e por fim outra parte é aproveitada da região, porém servindo apenas para misturar aos primeiros, pois não é um barro muito limpo.

Lembra com carinho do artesão Zé do Carmo de Goiana, que tinha seu atelier em frente ao Buraco da Gia em Goiana (aí eu lembro seu Luiz com seu caranguejo gigante, servindo as bebidas na boca do cliente) que muito lhe ensinou na arte do barro. O endereço do atelier de Edivaldo é Rua Antonio Felipe de Souza. o5,Centro, Tracunhaém, e o telefone para quem quiser adquirir as suas peças é (81)9626.0451.

Logo mais agente vê uma bela imagem da velha igreja de N.S do Rosário dos Homens pretos, uma relíquia de séculos passados que demonstra o cuidado que esta cidade tem com o seu passado. Um pouco mais adiante, a modernidade, na arquitetura da igreja de Santo Antônio, o que demonstra que o passado e o presente em Tracunhaém caminham de mãos dadas em direção ao futuro. Uma praça belíssima, que expõe com orgulho a sua cultura, que serve de cenário e exposição de alguns artesãos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário