quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tracunhaém, uma bela história construída com arte!


Agora chegamos ao Centro de produção e comercialização do artesanato de Tracunhaém. Uma bela iniciativa do governo do estado que a prefeitura mantém, pagando os funcionários e zelando pela casa, onde os artesãos colocam as suas peças para venda, e contribuem para a manutenção da casa, com vinte por cento do valor das peças, na ocasião de suas vendas.

O centro é muito bem cuidado, com muito carinho é a menina dos olhos na gestão da Prefeita Cleide Lapa. Na entrada meu amigo Biu Oliveira, politiqueiro de politiquice quente, ex-vereador da cidade, que o povo gosta muito, o outro Biu que era meu guia me ensinado tudo mais que depois que tomou dois quartinho, ficou falando sozinho e quis arengar comigo, vendo assombração, mas que no outro dia nem se lembrava, por isto eu agora lhe chamo de Biu malassombrado, Josinia esta jovem bonita e estudiosa que esta fazendo faculdade de pedagogia e em breve se forma. Eu tirei outra foto a Joselma, eita magrinha sabida, me ensinou tudo sobre o barro, sobre o artesão e sobre o centro uma promoter de primeira, beijos Joselma. O artesão Zeniltom de quem todos falam muito bem de sua obra e de seu caráter. Um artesanato de Zuza que é diretor de cultura e não tive a honra de conhecer, mas conheci a sua obra e é belíssima e o artesão Joaquim que me deixou fascinado com o carinho dedicado a arte e a emoção que passa ao contar a sua infância. Quando chorava para que a mãe arranjasse barro para que ele fizesse as primeiras peças. Joaquim me contou emocionado sua lembrança da artesã Elizete que fazia santos e lhe ensinou esta arte ainda criança, com muita paciência, mas a mesma faleceu muito nova e lhe deixou uma bela recordação.

Seu primeiro santo foi São Francisco de Assis, já foi ao Rio 18 vezes, a São Paulo e a Brasília divulgar a sua arte. E é com a lembrança das experiências de Joaquim na infância que eu encerro esta matéria, lembrando Patativa do Assaré que proseando dizia:

O coração da criança
é como a terra estrumada
que agente planta a semente
e ela nasce corada
nutrida e muito formosa
quando na infância ditosa
o amor e a simpatia
tomam conta da criança
esta saudosa lembrança
vai até seu último dia













Um comentário: