sexta-feira, 30 de julho de 2010

Festival gastronômico movimentou Rota Cultural Caminhos do Frio em Areia-PB de 19 a 25 de julho de 2010




Um dos eventos mais aguardados na 5º edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, Frio Cachaça e Arte, foi o festival gastronômico, onde novos pratos foram desenvolvidos e pratos já tradicionais da culinária brejeira, receberam dois ingredientes inusitados e típicos da região do brejo a cachaça e a rapadura.

O evento esta na sua 3º edição e conta com a participação de 13 comerciantes da cidade, são bares, padarias, lanchonetes e pizzarias que desenvolveram pratos com os dois ingredientes inusitados. Como aconteceu em edições anteriores do festival de gastronomia a maioria dos pratos desenvolvidos pelos participantes passam a compor o cardápio dos estabelecimentos comerciais que participaram do festival gastronômico, fazendo bastante sucesso entre a população areiense e também com os turistas.

O exemplo do êxito obtido pelo festival gastronômico realizado na Rota Cultural Caminhos do Frio, foi o sucesso e a aceitação do sorvete com rapadura na 5º edição do Salão turismo realizado na cidade de São Paulo, a confirmação do sucesso foi a grande fila que se formou para que as pessoas pudessem saborear o sorvete com rapadura.

Nesse ano de 2010, na 5º edição da Rota Cultural caminhos do Frio, o grande sucesso do festival gastronômico foram os doces com cachaça, feitos pela culinarista Ester, a cachaça um ingrediente especial deixa um gostinho marcante e uma calda licorosa nos doces, que com ou sem cachaça, são muito saborosos. Segundo a culinarista os doces com cachaça foram desenvolvidos exclusivamente para a rota cultural caminhos do frio, com a sua primeira degustação durante o festival gastronômico.

A realização do festival gastronômico no Caminhos do Frio em Areia é muito importante para fortalecer a economia local e também o turismo, hoje na cidade de Areia existem 28 engenhos em pleno funcionamento, que estão gerando emprego e renda. Outra grande importância do evento é demonstrar que a cachaça, a rapadura e seus derivados podem e devem ser consumidos de outra forma, a intenção maior dos organizadores do evento é agregar valor ao produto tradicional da região com isso fortalecendo a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário