segunda-feira, 26 de julho de 2010

Morre Cussy de Almeida aos 74 anos, chora Pernambuco...




Pra mim não tem importância
Se você é um doutor
Um cientista, um astronauta
ou um simples lavrador
homens como Balduino
do império Bizantino
Calicula Galba , Crispim
Dario Pompei e Tibério
todos tiveram seu fim...

Trechos do Poema "O Anjo" de Onildo Barbosa.

As crianças e adolescentes da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque devem fazer uma homenagem ao maestro Cussy de Almeida, fundador do projeto que deu origem à orquestra, às 14h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Cussy de Almeida, de 74 anos, faleceu ontem, por volta das 21h30, no Hospital Santa Joana, onde estava internado há 55 dias para tratar uma deficiência pulmonar. De acordo com Suzana Costa, esposa do músico, ele tinha apresentado uma melhora nos últimos dias e a expectativa é de que fosse transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um apartamento.

O velório, que já está acontecendo no Morada da Paz, deve reunir familiares, amigos, músicos e artistas. Às 15h, o padre Edvaldo Gomes, da Paróquia de Casa Forte, celebrará uma missa de corpo presente. Às 18h, o corpo deve ser cremado. A família ainda não decidiu o que fará com as cinzas do corpo.

Cussy de Almeida deixa cinco filhos, quatro deles fruto do primeiro casamento, e uma filha do segundo casamento. “Ele foi um pai lindo, que me mostrou o mundo de uma maneira muito bonita, cheio de esperança e beleza, que era como ele mesmo via”, disse Nathalia Wicks de Almeida, mãe de Rocco, que hoje completa cinco meses. O nome do bebê foi colocado pelo avô, em homenagem a um amigo, músico violoncelista da Itália.

Nascido em Natal, Cussy de Almeida deixou cinco filhos. Há anos ele se dedicava a dirigir a Orquestra Cidadã Meninos do Coque, que foi indicada em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A seleção final ocorrerá em outubro, com a escolha dos 10 melhores projetos em todo o mundo, em uma festa em Dubai, nos Emirados Árabes.
Cussy de Almeida foi diretor da fundação de cultura do Recife e figura destacada da criação do movimento de cultura popular brasileira iniciada em Recife, durante a gestão do Ex-Prefeito do Recife Miguel Arraes de Alencar ao outras figuras como Abelardo da Hora, Germano coelho que mais tarde foi eleito Prefeito do Recife, Ivan Mauricio, Silke Weber e tantos outros nomes que dignificaram a classe artista e intelectual Brasileira, e faz do nordeste a elite da Cultura Brasileira de fato,pela importante da cultura realizada aqui para a formação da sociedade Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário