sexta-feira, 6 de agosto de 2010

“AREIA-PARAIBA” Patrimônio Cultural da humanidade


Se em Pernambuco nossa cidade símbolo da cultura é Olinda, na Bahia é Salvador, na Paraíba, Areia é a cidade que simboliza a cultura e a tradição do nosso povo. Não vou me deter aqui, na História contada nos Livros, pois ela esta disponível na biblioteca dos museus de Areias, principalmente, nosso Blog foi até lá ouvir a oralidade, a voz do povo, que se mantém viva na Mente do povo Areiense. Gente simples e trabalhadora como Sebastião, que trabalha hoje no Museu da Rapadura, que se localiza dentro da Faculdade de Agronomia de Areias, mas que já foi trabalhador braçal, lavrador da terra e dedicou aos Senhores de Engenho da cidade, sua força e sua juventude, que conta com orgulho a história do município, onde casou e criou a sua família e pretende viver até o seu último dia de vida.

Seu Sebastião e sua família, inclusive seu pai, viu a oligarquia da cana de açúcar prosperar, e cair em decadência. A cidade de Areias, durante muitos anos teve como atividade econômica principal, a monocultura da cana de açúcar. Existiam em Areias 363 engenhos, e hoje existem ainda 120 deles, alguns produzindo em pleno exercício de atividades, cachaça e rapadura, plantando cana de açúcar, desenvolvendo a pecuária, ou a criação de caprinos e ovinos. A Cidade perdeu muito destes Engenhos, por conta das emancipações acontecidas na Região, com a formação de outras cidades vizinhas, todas com origem na cidade de Areia, devidamente registrada na história oficial do Povo Paraibano.




Os Engenhos de Areias, são uma tradição importante para a cultura Brasileira, são um retrato fiel de um momento importante de nossa história. O Centro da cidade é belíssimo, cheio de casarões antigos, todos muito bem preservados, altivos conduzindo para as gerações futuras seu imponente passado, e um bom exemplo disto é a secretaria de Turismo do município, que esta abrigada num velho e bonito casarão colonial, morada de um ex-Senhor de Engenho, inclusive com Senzalas que foram por nós visitadas, na companhia de Marcos, que trabalha na secretaria de turismo de Areia, que contou detalhes desta história, com sapiência e dedicação exclusiva. Aqui de Pernambuco, meus parabéns ao Prefeito Elsinho Cunha Lima, e ao Secretario de Turismo, que cuidam com tanto zelo, desta beleza de cidade, que merece ser visitada por todo e qualquer cidadão Brasileiro, que sente orgulho de sua história. Areias já possuiu 120 casarões luxuosos, que eram a moradia dos Senhores de Engenhos da Cidade, e hoje alguns destes casarões, abrigam importantes museus da cidade. Aliás, me falou uma boca miúda importante, um tenente Coronel do Exercito, um amigo, que não reside em Areia, mas que conhece a região, que a cidade foi construída no alto, bem longe das habitações simples dos lavradores, para ser a morada destacada da oligarquia Paraibana da cana de açúcar. Hoje a cidade, longe deste pensamento caminha de mãos dadas no presente, olhando para o futuro, brancos e negros, pobres e ricos, sem esquecer o seu rico e valoroso passado, do qual sentem muito orgulho. Agora vamos ver algumas fotos, para emocionar os muitos brasileiros, daqui e do exterior que visitam o nosso blog todos os dias.




Areias é patrimônio Cultural da humanidade, e os museus são a sua atividade cultural mais importante, esta cidade é guardiã da nossa história, e não poderia deixar de ser registrada, pela nossa revista eletrônica com acesso gratuito via internet, registrando todos os dias a cultura Nordestina, que em breve irá se transformar em um tablóide, que chegará até a sua casa, com os melhores fatos aqui registrados, divulgando os artistas que fazem a cultura popular nordestina, através de uma assinatura, por um preço bem acessível...



Nenhum comentário:

Postar um comentário