sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os tesouros de Sertânia

Os nossos tesouros estão muito bem guardados no Sertão, principalmente no imaginário das pessoas, e isto compensa o distanciamento que a maioria de nossa “culta sociedade metropolitana” tem de nossa cultura de raiz, nem consigo culpá-las, não seria justo culpar um país jovem que foi ensinado a cultuar as culturas estrangeiras e negligenciar suas raízes. Referenciar os pensamentos e pensadores filosóficos da idade média e, eternizá-los como se Deus na sua infinita sabedoria, não fizesse possível atualizar a mensagem através de seus oráculos no presente, como fizera no passado.

Kant, Sócrates, Platão, Aristóteles, nada mais eram que Oráculos modernos, em plena idade média. O povo de Jerusalém ouviu a voz de Deus nas sábias e eternas palavras de João Batista, Jesus Cristo, do apóstolo Paulo de Pedro e, de outros tantos oráculos, a quem Deus revelou genuinamente a sua vontade, em qualquer tempo. Graças ao bom Deus o povo Sertanejo, teve a satisfação de abrir-se a sua cultura e receberam neste conteúdo a oralidade divina, manifestada por seus poetas populares; assim ganha importância a presença dos irmãos Batista, Lourival e Dimas, Ivanildo Vila Nova, Patativa do Assaré, Zé da Luz, Pinto do Monteiro, Orlando Tejo e tantos outros oráculos Sertanejos que foram e serão como os outros citados, referencias que jamais poderão ser questionadas, pois trata-se da antiga frase que se faz nova todos os dias “A voz do Povo é a voz de Deus”.

Agora algumas imagens de Sertânia, onde um artista reproduz a cabeça dos cangaceiros decapitados pelas volantes por ocasião de confrontos e inclusive da morte de lampião o rei do Cangaço Brasileiro!

Foto de Lampião e Família, e ainda a foto de Conde que é ator e diretor de teatro, as imagens e objetos foram fotografadas na oficina das artes aberta para visitação todos os dias na cidade e ainda seu belo acervo de antiguidades, um museu popular aberto a quem se interessar por nossa cultura.












Nenhum comentário:

Postar um comentário