quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A importância de um Conselho de Cultura- Conselho de cultura de Abreu e Lima tem novo Presidente



O Conselho de Cultura da cidade de Abreu e Lima (Pernambuco) tem novo presidente, o ator e Diretor de Teatro Pierre,, tomou posse no Conselho de Cultura deste município. È mais um município brasileiro que se organiza em segmentos, para desenvolver as políticas culturais. È importante dizer que, enquanto a saúde já caminha de vento em popa, e apesar das dificuldades das dificuldades o SUS já completa 20 anos, ou seja, a saúde já realizou mais de vinte conferências nacionais, envolvendo seus conselhos e construindo com a sociedade as políticas culturais, a cultura caminha, apenas para a terceira conferencia nacional, que realizará em 2011.


As conferencias se realizam a cada dois anos, e os conselhos exercem prerrogativas importantes, pois são formados em seu núcleo, por representações paritárias, onde Sociedade civil e Governo indicam seus representantes, que discutem, aprovam, dão parecer e deliberam sobre as políticas públicas na esfera municipal, estadual e federal, conforme a representação do Conselho. Com tão demorado despertamento, eis a razão das dificuldades que a cultura atravessa do Oiapoque ao Chuí. Alguns Prefeitos fazem pouco caso da importância da cultura, e isto é proveniente de seu pouco conhecimento do assunto, e da falta de melhores assessores, técnicos bem preparados, e outros por que são realmente arrombadores de cofres públicos desavergonhados. Graças a Deus existem bons gestores públicos, prefeitos inteligentes, que sabem que a cultura atrai o turismo, que a interação entre os povos se faz muito melhor por este caminho, pois a linguagem é mais compreensível, ou seja, agente se entende sem entender uma palavra. Entre estes bons gestores eu arriscaria alguns sem barreiras partidárias, o Ex-Prefeito do Recife Miguel Arraes, O Ex-Prefeito de Olinda Germano Coelho, o Ex-Prefeito do Recife João Paulo, o prefeito de Abreu e Lima Flavio Gadelha, a prefeita de Sertânia Dona Cleide Ferreira, o prefeito de Itapetim Adelmo Moura, Dr Elsinho Prefeito de Areia-PB; e o ex-prefeito do Cabo e hoje prefeito de Jaboatão Elias Gomes.


Era bom que estes bons exemplos de gestão pública contaminassem a nação e aí agente teria cidadãos mais felizes, pois a cultura de um povo é um patrimônio tão importante que não pode ser negligenciado, e que testemunhem disto a história dos povos desenvolvidos que, preservam sua cultura como um tesouro importante para a posteridade, e sendo objeto da visita de cidadão do mundo inteiro.


Agora veja as fotos da posse de Pierre, na mesa o jovem prefeito em suas articulações, na platéia vários artistas e achei o presidente do conselho de cultura do Recife, o meu amigo Aelson da Hora, dos tradicionais bois Pernambucanos e esta mais uma espiadinha do nosso blog, no que andam fazendo por ai em outros municípios, para preservar a nossa cultura.














Nenhum comentário:

Postar um comentário