quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Itapetim- O ventre imortal da poesia

Itapetim possui uma das mais belas igrejas de Pernambuco, fica no Sertão do Pajeú, em Pernambuco distante 19 km de São José do Egito. Terra de Rogaciano Leite, e dos irmãos Batistas, Dimas e Otacílio, citados por João Cabral de Melo Neto como os maiores expoentes da cultura Sertaneja em qualquer tempo. Terra de Val Patriota, nascido em Itapetim. Onde cada morador possui em seu coração a semente da poesia, e isto é de causar respeito e admiração.

Nas fotos a Igreja da Matriz, O Padre João Leite, grande líder religioso e político da região, que tanto contribuiu em vida para o desenvolvimento da cidade. O prefeito Adelmo Moura que apesar dos seus compromissos, nos emprestou o sorriso e pousou com simpatia para nosso blog. Meu amigo Erivan Rubens, diretor da rádio Pedras soltas FM, que tem divulgado e apoiado nosso trabalho no sertão do Pajeú, meu amigo Bernardo (Garapa) blogueiro importante para a nação cultural de Pernambuco e do Brasil, eu recomendo acessar www.itapetim.net e ver os vídeos mais engraçados da internet, o vaqueiro aboiador Evaldo Ferreira que faz o programa a hora do Vaqueiro todo sábado as 13:00hs na rádio Pedras Soltas FM, e minha amiga Taciana Gomes da rádio Sertânia FM, e da rádio Pedras Soltas FM, que construímos uma amizade daquelas que só Deus explica.


Obrigado a todos vocês, pelo carinho dedicado a este caixeiro viajante da cultura nordestina, em nome de todos os artistas populares Pernambucanos.











5 comentários:

  1. os anos passão levando
    a tinta dos meus cabelos
    tinha muitos tenho poucos
    brilosos hoje rececos
    meu rosto todo engiou
    o tempo que carregou
    não vai mais mim devouvelos

    ResponderExcluir
  2. lá no cítio gameleira
    viví minha mocidade
    hoje distante de lá
    mim lembro e cinto saudade
    do cachorro caçador
    da machado cortador
    das veredas do roçade

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. POESIÓPOLIS

    Nas margens do Pajeú
    Floresceu cidade bela
    A mais formosa donzela
    Das filhas da inspiração.
    Sob sua proteção
    É o ventre imortal da poesia
    Traz em sua galeria
    Um jardim de menestréis.
    Levados por seus batéis
    Nos rios do versejar
    Proclamam no seu cantar
    Sou filho de Itapetim.
    Terra de Pedro Amorim,
    Zé Adalberto, Rogaciano
    O poeta soberano
    Na arte da improvisação.
    Dispensa apresentação
    Amiraldo Patriota
    Se for falar não se esgota
    Tem um poeta em cada casa.
    Que viajando nas asas
    Da mais pura poesia
    Fizeram da cantoria
    A marca deste lugar.
    Nas praças, jardins pelo ar
    Poesia fez habitação
    E junto com a inspiração
    Resolveu ali morar.

    ResponderExcluir