terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os artistas de jaboatão comemoram o dia do folclore parte I


A gente comemorou o dia do folclore numa boa, foi excelente. Amanda representando o GAME - Grêmio acadêmico Meninos de Engenho. Abriu falando sobre Heleno Veríssimo, e emocionou a todos nós, e nos deu a certeza que a memória de Heleno será eterna. Nunca vi Heleno Veríssimo, escritor que dedicou a sua vida aos meninos de Engenho, cuja morte completa um ano no dia 26 de Agosto, mas sinto por ele um enorme carinho e admiração, como todos naquele engenho.

Heleno nos ensinou em vida, que a bondade é o caminho que aponta para a eternidade. Eulina representando o Instituto Histórico de Jaboatão, falou sobre os sete donos anteriores do engenho são Bartlomeu, e agente lembrou com tristeza, a forma brusca como a casa grande do Engenho foi derrubada pelo atual proprietário, por pura ignorância e desconhecimento da história e das leis, achando que o tombamento da casa centenária, lhe implicaria em perdas ao seu patrimônio. Aí eu percebi o dono do Engenho São Bartolomeu, e Heleno Veríssimo, entraram para a história por caminhos diferentes. A casa de Maná também esteve presente com Isis e Danielle, que exibiam simpatia beleza e responsabilidade social, mostraram a importância que este trabalho vem ganhando na história recente da nossa cidade.

A prefeitura nos cedeu este ônibus, foram 47 artistas muito bem acomodados, onde apresentaram maracatu, balé popular, artesanato, Cordel, hip hop, boi, côco de roda, ciranda, xaxado, forró, capoeira etc.

O evento começou às dez da manhã e rolou até as 16:00 com os artistas se revezando no palco. A secretaria de turismo de Turismo e o Conselho de Desenvolvimento Rural com Fernando, e Veríssimo seu presidente. Uns vieram no ônibus, outros no seu próprio carro, alguns a pé, ou a cavalo como o aboiador Dudé, mas todos tinham o propósito de festejar o dia do folclore, e trouxeram as famílias para a festa ficar mais completa.

Abraços!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário